SEPRORJ Notícias Rádio - Inserção profissional de alunos do ensino médio/técnico foi o tema do debate

14/05/2009

O programa Informe Ativo – SEPRORJ Notícias Rádio de 13 de maio continuou o debate sobre inserção profissional, focando no aluno de ensino médio e técnico. Francisca Alves, diretora da Embria Informática e Hiran Filho, coordenador do IFRJ (ex-Cetef) falaram sobre o perfil profissional buscado pelo mercado e as ações das escolas na preparação desses jovens.

Para Francisca, um dos grandes problemas vividos pelo mercado de TI é a escassez de alunos na área e de profissionais qualificados. Para ela, a não valorização da aprendizagem dentro e fora da empresa, a ansiedade e o imediatismo desses jovens é o que mais preocupa o mercado:

“Oferecemos treinamento, por exemplo, em Java. Eles têm oportunidade de aprender dentro da empresa, e precisam valorizar esse aprendizado e observar as oportunidades que vão se abrir no local, querer crescer com a empresa. O perfil de profissional buscado é aquele que valoriza tudo isso. É um programador hoje, mas não quer dizer que tenha que ser somente isso, uma coisa só”, explicou Francisca. 

O professor Hiran Filho, representando o universo acadêmico, acredita que essa ansiedade é comum em seus alunos. Ele pensa que um trabalho conjunto entre o mercado e a escola sempre auxilie na solução de demandas da empresa e atualização das instituições de ensino. Apesar disso, Filho se posiciona a favor da formação de base dos alunos, e não na especificação de uma tecnologia:

“Tecnologias mudam rapidamente. Não podemos fixar a educação em uma tecnologia específica. Temos que olhar e prezar sempre por uma base muito sólida”, declarou Hiran.

Observar o mercado de pequenas e médias empresas, ter compromisso e determinação para estudar e trabalhar foram pontos destacados pelos convidados para o sucesso profissional desse alunos. Eles concordaram que fazer a escolha certa e traçar objetivos são mecanismos para conseguir boas oportunidades.