Gartner: arquitetura orientada a serviços é super valorizada
26/05/2009
São Paulo - Para consultoria, projetos em SOA são considerados falhos por excesso de expectativas e falta de métricas adequadas.A maior parte das empresas que embarcam em projetos de arquitetura orientada a serviços (SOA) cria expectativas exageradas. Como consequência, as iniciativas são consideradas falhas, segundo estudo realizado pelo Gartner. Mas, alerta o instituto, o problema, na realidade, está nas métricas utilizadas.Segundo Paolo Malinverno, vice-presidente de pesquisas do Gartner, a tendência das organizações é gastar demais com tecnologia, mas menos sob o ponto de vista organizacional e de governança. Por isso, chegam à conclusão de que SOA é uma coisa cara e que não traz os resultados esperados. Para o instituto de pesquisas, o ideal é que as organizações tenham expectativas realistas e identifiquem métricas de sucesso que estejam de acordo com a empresa. Mas, de acordo com o estudo, realizado com 200 companhias no quarto trimestre de 2008, 40% dos usuários de SOA não medem o tempo necessário para o retorno dos investimentos e 50% dos entrevistados que não utilizam SOA não adotaram esses sistemas porque não conseguem articular e demonstrar o valor que ele tem para os negócios.O Gartner recomenda que as organizações se concentrem, inicialmente, em obter somente um benefício chave da lista de vantagens comerciais de SOA. À medida que os esforços com SOA ficarem amadurecidos e os benefícios começarem a surgir, elas poderão acrescentar mais benefícios e mudar ou acrescentar novas medidas de acordo com a situação.Pezzini também alerta que, constantemente, as organizações devem medir e comunicar o sucesso dos projetos SOA em termos de resultados positivos para os negócios ou por evitar resultados negativos. Se ninguém souber o que há de bom em SOA, ela será vista como outro modismo passageiro e o projeto estará em risco, alerta o pesquisador.Site: ComputerworldData: 25/05/2009Hora: 14h39Seção: GestãoAutor: ------Link: http://computerworld.uol.com.br/gestao/2009/05/25/soa-empresas-criam-expectativas-exageradas-diz-gartner/