Estudo: orçamentos de TI não acompanham aumento nas demandas
29/05/2009
Uma das conclusões do levantamento, realizado pela The Hackett Group, foi a de que dois terços das empresas não apresentam um controle efetivo sobre quanto a área de tecnologia gasta com projetos para atender às necessidades do negócioEm média, os orçamentos de TI tendem a crescer só 1% ao ano, nos próximos 24 meses – bem abaixo da taxa de incremento contabilizada nos últimos três anos, que foi de 5,3%. Mas, em contrapartida, as demandas por projetos relacionados à área de tecnologia da informação tendem a acompanhar um aumento de mais de 17%, até o final de 2010. Esses números fazem parte de um estudo publicado pela The Hackett Group, empresa norte-americana que atua nas áreas de consultoria e pesquisas.No levantamento, a consultoria ouviu 80 gestores de TI de companhias globais e buscou mapear as estratégias dessas organizações em três quesitos: controle dos custos, gerenciamento de demandas e iniciativas para reduzir custos.A conclusão mais importante do estudo foi o descompasso entre o aumento das demandas e a manutenção dos recursos (financeiros e profissionais) da área de TI. O que tende a gerar uma dificuldade para que os CIOs enderecem as soluções para melhorar a eficiência e a produtividade das empresas.Com o intuito de minimizar o problema, a The Hackett cita que a gestão de demandas aparece como a área na qual os departamentos de TI têm mais chances de buscar melhorias, uma vez que essa tem sido uma questão negligenciada pela maior parte das organizações. Para comprovar isso, só um terço de todos os entrevistados no estudo afirmam que mantêm algum tipo de controle sobre quanto a área de TI gasta com os projetos demandados pelo negócio. “A demanda por serviços de TI tem historicamente excedido a capacidade de atendimento”, diz o responsável pela área de tecnologia da informação da The Hackett Group, David Ackerman. “Mas a crise econômica global colocou mais pressão do que nunca sobre as áreas de tecnologia para fazer mais com menos”, complementa o especialista. Ainda segundo ele, isso tende a aumentar a dificuldade para atingir as expectativas de realização de projetos realmente estratégicos para a organização.Na mesma linha, o diretor de pesquisas de TI da The Hackett Group, Erik Dorr, analisa: “Enquanto a maior parte das companhias ouvidas em nosso estudo já implementou estratégicas para controlar custos, outras questões, como a gestão de demandas, têm sido totalmente ignoradas.” Site: CIOData: 28/05/2009Hora: 11h06Seção: EstratégiasAutor: -------Link: http://cio.uol.com.br/estrategias/2009/05/27/estudo-orcamentos-de-ti-nao-acompanham-aumento-nas-demandas/