As cinco principais preocupações dos projetos de SOA
08/06/2009
Segundo Jayanth Angl, do Info Tech Research Group, para alcançar o sucesso na adaptação à arquitetura orientada a serviços, os líderes de TI devem buscar ajuda de um especialista externo, priorizar o planejamento das ações e ter consciência da demora dos resultadosMesmo com a resistência das áreas de TI quanto à adoção da arquitetura orientada a serviços (SOA), Jayanth Angl, analista sênior do Info Tech Research Group – instituto de pesquisa especializado em tecnologia –, afirma que o modelo continua como uma promessa real de sucesso. “Chamada de SOA ou camuflada por outra sigla, a orientação estratégica a serviços continuará na pauta dos CIOs", avalia o especialista, citando que esse modelo representa uma maneira diferente das organizações enxergarem novas iniciativas e oportunidades.Embora seja um entusiasta do modelo de SOA, o analista não ignora a apreensão de companhias que avaliam a possibilidade de implementá-lo, bem como as dificuldades enfrentadas pelas empresas que tentaram adaptar suas operações a essa arquitetura.Baseado em um estudo realizado por meio de uma consulta global aos gestores de TI que lideraram alguns projetos nesse sentido, Angl formulou uma lista com cinco dicas para que CIOs tenham sucesso na implementação de SOA em suas organizações. São elas:1. Líderes de TI devem enxergar SOA como uma oportunidade: diferentemente de outros projetos, em vez de levar eficiência à área de tecnologia, a adoção do modelo muda completamente a forma de operação do negócio. Essa percepção por parte do gestor determinará se a iniciativa terá sucesso ou não;2. Ajuda de consultoria externa é bem-vinda: mesmo que a equipe de TI busque conhecimento e se aprofunde no tema, Angl destaca que a contratação de especialistas pode melhorar o processo de implementação do padrão e ajudar na eliminação de alguns gargalos;3. Planejamento deve preceder a aquisição de software: muitos fornecedores fazem de tudo para vender suas plataformas de SOA. No entanto, a prioridade do CIO deve ser planejar a iniciativa de forma clara, para que não haja desperdício de tempo e nem de recursos. “Antes de ter todas as especificações do projeto, não se deve comprar software, pois se houver alguma mudança de estratégia da iniciativa eles poderão tornar-se inúteis”, orienta o analista;4. Resultados não são instantâneos: mesmo que todos os passos do projeto tenham sido seguidos corretamente os resultados da implementação de SOA demoram a aparecer;5. Qualidade deve ser priorizada à quantidade: criar e gerenciar novos serviços não é uma tarefa fácil e, por isso, requer o suporte dos processos apropriados. Para ter sucesso na implementação de SOA, o líder de TI deve desenvolver mecanismos que garantam o cumprimento de melhores práticas, regras regulatórias, entre outros.Site: CIOData: 05/06/2009Hora: 15h14Seção: TecnologiaAutor: Kathleen LauLink: http://cio.uol.com.br/tecnologia/2009/06/05/cinco-preocupacoes-para-quem-quer-adotar-soa/