Intel perde 2,3% do mercado para a AMD

15/06/2009
SÃO FRANCISCO - A Intel perdeu participação de mercado para a AMD no primeiro trimestre, após a concorrente de menor porte se beneficiar da forte demanda por chips para notebooks.A fatia de mercado da Intel diminuiu 2,5%, chegando aos 79,1%, contra 81,6% no quarto trimestre de 2008.Em contrapartida, a AMD ganhou 2,3%, atingindo 12,8% de participação no mercado global, ante 10,5% no período anterior.A AMD - que segundo analistas compete em parte oferecendo preços mais baixos do que os da Intel - dominou a demanda por processadores de notebooks, enquanto o recuo da Intel foi causado pelo encolhimento dos gastos nos mercados de computadores e servidores, segundo relatório da iSuppli.."Após perder fatia de mercado para a Intel de maneira consecutiva em três dos quatro trimestres em 2008, a AMD agiu para reverter a tendência no primeiro trimestre de 2009", afirmou Matthew Wilkins, principal analista da iSuppli.Ambas as companhias enfrentam dificuldades na crise financeira internacional. A receita mundial de microprocessadores recuou 20,6% no primeiro trimestre, para 6,9 bilhões de dólares, ante 8,6 bilhões de dólares um ano antes.Embora a iSuppli não tenha fornecido nenhuma estimativa de participação de mercado, ela informou que a receita anual gerada por vendas de microprocessadores deve atingir 28,6 bilhões de dólares em 2009, 15,8% menos que em 2008.A Intel há muito tempo tem sido principal fornecedora mundial de microchips. A fatia de mercado alcançou 86,9% no segundo trimestre de 2003 e 73,1% no segundo trimestre de 2006.Em contraste, a participação da AMD atingiu a mínima de 4,9% no terceiro trimestre de 2002 e 16,7% no terceiro trimestre de 2006.Site: INFOData: 10/06/2009Hora:11h17Seção: ebussinessAutor: -------Link: http://info.abril.uol.com.br/noticias/negocios/intel-perde-2-3-do-mercado-para-a-amd-10062009-14.shl