Usuários ativos de internet crescem 35% no Brasil

16/06/2009
São Paulo - Pela primeira vez, Ibope informa acesso no trabalho. Tempo de navegação, com nova metodologia, cresce 59%. Brasil mantém liderança.O número de usuários ativos da internet no Brasil cresceu 35% em maio, com a inclusão da medição da navegação no trabalho, de acordo com dados do Ibope Nielsen Online, conseguidos com exclusividade pelo IDG Now!.Em maio, 34,5 milhões de pessoas acessaram a internet do domicílio e do local de trabalho. Se fosse considerado apenas a navegação residencial, este número seria de 25,5 milhões de pessoas.O número de horas navegadas também dá um salto de 59% com a nova medição, passando de 25 horas e 43 minutos para 40 horas e 41 minutos mensais. Com isso, o Brasil permanece na liderança do ranking de horas navegadas, à frente dos Estados Unidos, Reino Unido e França, países nos quais a Nielsen também mede a audiência do trabalho e de casa.“Quem mais se beneficiou com a nova medição foram os sites de notícias, os financeiros e os regionais”, afirma Fábia Juliasz, diretora executiva do Ibope Nielsen Online. Usuários ativos da internet são aqueles que navegam pelo menos uma vez de casa ou do local de trabalho no mês.O número de pessoas com acesso à internet e no trabalho é de 44,5 milhões, 10,7% a mais do que se fosse considerado apenas quem navega de casa. Este índice considera o número total de internautas, incluindo aquelas que não navegaram na internet no último mês.A estimativa do Ibope Nielsen Online é de que exista 62,3 milhões de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente, incluindo residência, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros."Este é um trabalho fundamental para o mercado", diz Guilherme Ribenboim, presidente do Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB Brasil), entidade que representa veículos e agências online.Em sua visão, os dados aumentam a capacidade de entender como o usuário se comporta na internet. "O efeito mais positivo é quando começarmos a fazer uma análise qualitativa dos dados", afirma.MetodologiaCom o início do monitoramento da navegação da internet no local de trabalho, o Ibope Nielsen Online ampliou o número de pessoas que fazem parte de seu painel de colaboradores. A quantidade de colaboradores passa de cerca de 6 mil pessoas para 14.562 em maio.É com um software instalado no computador dessas pessoas que o Ibope detalha o comportamento e os hábitos dos usuários de internet no Brasil. A partir do próximo mês, o Ibope espera aumentar o painel para 18 mil participantes, informa Fábia Juliasz. Ela afirma que foram investidos milhões de reais, desde dezembro, para o Ibope medir o ambiente de trabalho, sem citar o número exato.O número de subdomínios informados com audiência completa passa de cerca de 1.091 para 3.701.Site: ComputerworldData: 12/06/2009Hora:10h01Seção: NegóciosAutor: Ralphe Manzoni JrLink: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2009/06/12/usuarios-ativos-de-internet-crescem-35-no-brasil/