5º Programa - SPAM na Internet

08/05/2007
<<05 pro.jpg | | left>>A quinta Edição do TITV abordou o tema “Spam na Internet”. Especialistas falaram sobre aspectos legais, corporativos, e-mail marketing, invasão de privacidade, segurança, direito digital, e sobre o que está sendo feito em termos de projetos para alterara legislação. Foram examinadas as providências que provedores estão tomando para impedir o avanço dos criminosos cibernéticos e como o mercado está se comportando com toda estas alterações na forma de fazer negócios.

Para participar desse debate estavam presentes na mesa o Diretor do Seprorj e do conselheiro do Comitê Gestor de Internet, Sr. Henrique Faulhaber, o Gerente de Vendas on line da editora Globo, Sr. Alexander Distadio, o Coordenador adjunto do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV/Direito, Sr. Carlos Affonso de Souza, a jornalista e editora do caderno de Internet do Jornal o Dia, Cristina de Luca, e a Gerente de Marketing da Mailsender, Priscila Gonçalves.
Segundo Priscila Gonçalves, gerente de marketing da Mailsender Tecnologia, as leis contra SPAM são muito bem vindas, afinal, devido ao crescimento do SPAM, muitos usuários acabam confundindo essas mensagens não solicitadas com o chamado e-mail marketing, que esta baseado no principio de relacionamento que se inicia no momento em que ousuário confia na empresa e se cadastra para receber seus informativos.

Para Sr. Carlos Affonso, a ausência de uma legislação específica para o tema e o descaso com as denúncias feitas por usuários são fatores que contribuem para fazer do Brasil um ótimo lugar para a prática que há tempos deixou de ser inofensiva.

Já Alexander Distadio, Gerente de vendas on line da Editora Globo, falou sobre o e-mail informativo (newletter), forma adotada pela editora para se aproximar do cliente.

Finalizando, Cristina de Luca explicou que uma das causas dos spams está ligada ao próprio usuário, pois ele, ao preencher cadastros, e formulários na Internet, por pressa ou desatenção, acaba concordando com os avisos de envio desse tipo de e-mail. A fama mundo afora não é a única conseqüência grave da ausência de medidas mais enérgicas em relação ao spam. No país, usuários domésticos e empresas vêm sofrendo com o aumento da disseminação dessas desagradáveis mensagens.