De olho no outsourcing de TI
17/06/2009
No atual cenário da economia, os provedores de serviços de TI enfrentam um declínio no faturamento e uma grande necessidade de proteger seus lucros. Por este motivo, as organizações precisam entender a mudança do comportamento destes provedores e as medidas que devem tomar para evitar riscos imprevistos nos negócios e nas operações, alerta o Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia. Além disso, as organizações precisam garantir que seus provedores continuem sendo a melhor opção para elas.“Os anos de 2009 e 2010 serão um período crítico para o mercado de terceirização e de serviços de TI”, afirma Claudio Da Rold, vice-presidente e analista do Gartner. “As organizações estão se concentrando na redução dos custos de TI e querem melhorar a flexibilidade e o desempenho dos negócios. No primeiro trimestre de 2009, nós previmos que o mercado global de serviços de TI sofreria um declínio de 1,7% em 2009, mas estamos revendo essa previsão com uma orientação ainda mais cautelosa”, aponta Da Rold.A VI Conferência Anual Gartner de Outsourcing, que acontece nos dias 15 e 16 de julho, em São Paulo, discute o futuro do mercado de terceirização e de serviços de TI no País. O evento apresenta novos métodos para melhorar os resultados de outsourcing e debate como as iniciativas de sourcing contribuem para os resultados de negócios. Com o tema “Alavancando ativos e serviços de TI para melhores resultados de negócios”, o evento traz a participação de oito analistas internacionais e 19 sessões do Gartner.Risco de falência Os provedores de serviços estão enfrentando desafios como o aumento da renegociação de contratos de terceirização, o desenvolvimento de modelos alternativos de entrega e a necessidade de contrabalancear as reduções de preços. O Gartner prevê uma diminuição nos preços de terceirização de infraestrutura de 5% a 20% até 2010. Nos serviços de aplicação, o Gartner prevê que a redução nos preços contrairá o mercado de consultoria e integração entre 3% e 5% durante 2009.Para prosperarem em uma recessão, os provedores de serviços de TI precisam não apenas reduzir seus próprios custos e proteger suas margens de lucro, mas também conseguir flexibilidade para responder às inevitáveis flutuações do mercado. Além disso, para aproveitar a evolução industrial dos serviços de TI, os provedores devem investir no desenvolvimento de modelos alternativos de entrega e em novas ofertas industrializadas.Como resultado desses vários desafios, as organizações usuárias devem esperar um comportamento diferente por parte de seus provedores, dependendo da saúde dos negócios, da disponibilidade de caixa e de financiamento e do panorama estratégico do provedor. “Provedores combativos se concentrarão na proteção dos seus negócios atuais e na redução dos custos como a única abordagem para a proteção das margens. Provedores mais tradicionais favorecerão seus modelos de negócio baseados na capacidade e, provavelmente, aceitarão certo grau de redução nas receitas (combinado com a redução dos custos) para manter uma diminuição limitada das margens, em vez de adotarem a transição de alto risco dos modelos de negócios”, compara Da Rold.Além disso, os provedores mais experientes reduzirão os custos associados à entrega dos serviços tradicionais por meio da prática contemporânea da redução do staff/custos e da padronização/automação e atingirão maior flexibilidade por meio de enfoques não tradicionais, como spin-offs e parcerias. Finalmente, os futuros líderes acelerarão os investimentos no sentido de que o mercado aumentará sua aceitação e interesse em novos serviços industrializados e em soluções baseadas em valor.Site: PC MagazineData: 16/06/2009Hora:11h48Seção: EmpresaAutor: Fernando Souza Filho Link: http://pcmag.uol.com.br/conteudo.php?id=1831