Gartner: provedores de serviços têm de ser monitorados

17/06/2009
São Paulo – Analista do instituto de pesquisa afirma que crise coloca em risco a saúde financeira de fornecedores de serviços.No atual cenário da economia, os provedores de serviços de tecnologia da informação enfrentam declínio no faturamento e grande necessidade de proteger seus lucros. Por este motivo, as organizações precisam entender a mudança no comportamento destes provedores e as medidas que devem tomar para evitar riscos imprevistos nos negócios e nas operações, alerta o Gartner, consultoria especializada em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia. Além disso, as organizações precisam garantir que seus provedores continuem sendo a melhor opção para elas.“Os anos de 2009 e 2010 serão um período crítico para o mercado de terceirização e de serviços de tecnologia da informação”, afirma Claudio Da Rold, vice-presidente e analista do Gartner. “As organizações estão se concentrando na redução dos custos de tecnologia da informação e querem melhorar a flexibilidade e o desempenho dos negócios. No primeiro trimestre de 2009, nós previmos que o mercado global de serviços de tecnologia sofreria um declínio de 1,7% em 2009, mas estamos revendo essa previsão com uma orientação ainda mais cautelosa”, aponta Da Rold.Segundo o analista, os provedores de serviços estão enfrentando desafios como o aumento da renegociação de contratos de terceirização, o desenvolvimento de modelos alternativos de entrega e a necessidade de contrabalancear as reduções de preços. O Gartner prevê uma diminuição nos preços de terceirização de infraestrutura de 5% a 20% até 2010. Nos serviços de aplicação, o Gartner prevê que a redução nos preços contrairá o mercado de consultoria e integração entre 3% e 5% durante 2009.“Embora essas potenciais reduções de preço sejam um indicador positivo para as organizações que são usuárias finais, elas escondem um importante risco para o mercado como um todo. Considerando-se que as reduções de preço acima de 10% poderiam ser maiores do que o lucro líquido da maioria dos provedores de serviços de TI, potencialmente elas poderiam levá-los à falência”, acrescenta Da Rold.Para prosperarem em uma recessão, os provedores de serviços de tecnologia precisam não apenas reduzir seus próprios custos e proteger suas margens de lucro, mas também conseguir flexibilidade para responder às inevitáveis flutuações do mercado. Além disso, para aproveitar a evolução industrial dos serviços de tecnologia, os provedores devem investir no desenvolvimento de modelos alternativos de entrega e em novas ofertas industrializadas.Como resultado desses vários desafios, as organizações usuárias devem esperar um comportamento diferente por parte de seus provedores, dependendo da saúde dos negócios, da disponibilidade de caixa e de financiamento e do panorama estratégico do provedor.“Provedores combativos se concentrarão na proteção dos seus negócios atuais e na redução dos custos como a única abordagem para a proteção das margens. Provedores mais tradicionais favorecerão seus modelos de negócio baseados na capacidade e, provavelmente, aceitarão certo grau de redução nas receitas (combinado com a redução dos custos) para manter uma diminuição limitada das margens, em vez de adotarem a transição de alto risco dos modelos de negócios”, compara Da Rold.Além disso, os provedores mais experientes reduzirão os custos associados à entrega dos serviços tradicionais por meio da prática contemporânea da redução do staff/custos e da padronização/automação e atingirão maior flexibilidade por meio de enfoques não tradicionais, como spin-offs e parcerias. Finalmente, os futuros líderes acelerarão os investimentos no sentido de que o mercado aumentará sua aceitação e interesse em novos serviços industrializados e em soluções baseadas em valor.Para aumentar o alinhamento dos provedores de serviços de tecnologia da informação durante o desaquecimento econômico, o Gartner recomenda que as organizações usuárias desenvolvam um programa estratégico de relacionamento com os provedores e executem as seguintes atividades de precaução:- A cada seis meses, pelo menos, examinar as evidências do perfil de investimentos de seus provedores estratégicos e o anúncio de ofertas industrializadas.- A cada seis meses, reavaliar a saúde dos seus principais provedores e atualizar sua análise de riscos.- A cada 12 meses, reavaliar suas estratégias de sourcing para que se alinhem com as mudanças necessárias aos negócios e levem em conta o crescimento dos mercados, dos provedores e de novas ofertas.“Para relacionamentos estratégicos, especialmente em tempos de dificuldades, há apenas um equilíbrio viável: ganhar-ganhar. Se um lado perder, o outro também perde”, conclui Da Rold.Site: ComputerworldData: 16/06/2009Hora:15h10Seção:GestãoAutor: ------Link: http://computerworld.uol.com.br/gestao/2009/06/16/gartner-provedores-de-servicos-tem-de-ser-monitorados/