Microsoft vai encarar Symantec e McAfee no mercado de segurança

22/06/2009
BOSTON, Estados Unidos (Reuters) - A Microsoft vai lançar um serviço gratuito de segurança para computadores na semana que vem, no que pode ser o maior desafio já enfrentado pelo setor de software antivírus, que movimenta bilhões de dólares anuais.Analistas do setor que realizaram uma análise prévia do serviço, o Microsoft Security Essentials, dizem que seus recursos e qualidade se equiparam aos produtos antivírus da Symantec, McAfee e Trend Micro, cujo uso custa cerca de 40 dólares ao ano."A notícia é boa para os consumidores e ruim para os concorrentes", disse Roger Kay, analista do setor de computadores na Endpoint Technologies Associates.O produto oferece proteção contra diversos tipos de software maligno, como vírus, spyware, cavalos de Troia e rootkits. Caso a varredura do programa detecte um arquivo suspeito que ainda não esteja registrado como malware, o programa alerta os pesquisadores da Microsoft para que façam mais análises.As empresas de segurança minimizaram a ameaça da Microsoft. Executivos da Symantec e da McAfee desconsideram o esforço da empresa como uma alternativa menos eficiente à proteção plena que oferecem com seus pacotes de segurança muito vendidos.A oferta da Microsoft combate apenas software malignos. Os produtos mais procurados de suas rivais no segmento de segurança incorporam outros recursos, como cifragem, firewall, backup de dados e controles de conteúdo.Rob Enderle, analista do Enderle Group que acompanha de perto o setor, disse que os consumidores não precisam de todos esses recursos."Se houver um produto bom o bastante distribuído de graça, como justificar pagar mais?", questionou.A Microsoft anunciou na quinta-feira que uma versão beta do produto poderá ser baixada em seu site a partir de 23 de junho. A companhia planeja oferecer a versão definitiva do produto a partir do final do ano.O serviço gratuito surge depois de um esforço frustrado para vender um pacote de software de segurança chamado Live OneCare, que a Microsoft lançou três anos atrás, mas que a empresa anunciou que pretende tirar do mercado em novembro.Site: UOL TecnologiaData: 19/06/2009Hora: 10h40Seção: Últimas NotíciasAutor: ------Link: http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/reuters/2009/06/19/ult3949u6070.jhtm