9° Programa - TI no Entretenimento

08/05/2007
<<09 pro.jpg | | left>>A 9ª Edição do TITV abordou o tema “Tecnologia da Informação no Entretenimento”. Especialistas no ramo como: Fernando Wagner da Silva, Gerente executivo do TecGames (PUC-Rio) e CEO do BaseOi (portal de jogos do grupo Telemar);Henrique Olifiers, coordenador da área de games da Globo.com/TV Globo; Esteban Walter Gonzalez Clua, Gerente de Pesquisas do VisionLab - Puc–Rio e José Alberto Aranha como mediador. Os convidados falaram sobre a expansão da tecnologia e conseqüentemente dos games. Durante a discussão foi citada a integração entre os games com a industria do cinema, novas tecnologias e como os jogos podem auxiliar no desenvolvimento infantil.

Sr. José Aranha iniciou o debate fazendo uma breve analise do tema em questão. Ele falou sobre a atratividade dos jogos tanto na idade adulta quanto para as crianças e no desafio de criar e desenvolver games atualmente, por se tratar de um mercado de trabalho em franca expansão.

Já Sr. Fernando Wagner, apresentou algumas vantagens da utilização de browser para terminais POS, que são: redução de custos de operação e possibilidade e facilidade de desenvolvimento de novos produtos e serviços. Ele falou ainda sobre o problema da pirataria, que na sua visão é um problemasocial/cultural que acaba influenciando na receita das grandes produtoras e, como conseqüência, muitos títulos deixam de ser lançados no país. Segundo Fernando, o movimento de games gera em torno de 20 a 30 bilhões, ou seja, maior que a industria de cinema, o que deixa o Brasil com uma parcela muito pequena de mercado que acaba assustando os grandes fabricantes.

Para Esteband Walter Clua, o mercado no Brasil está em fase de crescimento ordenado. A maioria das empresas desenvolve jogos pequenos e baratos, tais como jogos para celulares e advergames (games com fins publicitários). Entretanto, o governo brasileiro vem detectando que o setor de games é estratégico para o país, sobretudo pela tecnologia que é capaz de gerar e por ser ferramentas de simulação. Com isso, além de se fazer jogos, se fazem simuladores de aviões, sistemas de realidade virtual, sistemas para tele-medicina entre outros. Um dos próximos passos é o SBGames (Simpósio Brasileiro de Games) que é o maior evento da América Latina eacontece anualmente, onde profissionais da área de pesquisa e desenvolvimento de games de todo o mundo comparecem.

Por fim, Henrique Olifiers falou sobre as idéias de incentivo da Globo.com em realizar campeonatos virtuais de games, pois seu publico é criativo, fiel e qualificado. A criação de jogos, segundo Henrique, exige muita técnica e apesar do crescimento acelerado de jogos infantis ainda falta esse tipo de conteúdo no Brasil. Olifiers citou ainda a importância de fazer jogos como Big Brother, um game roda em qualquer sistema operacional (Linux, Symbian, Windows Mobile), usado pelos aparelhos celulares.