Serena Software chega para "brigar" com IBM e CA
23/07/2009
Até então atuando exclusivamente por meio de distribuição, a norte-americana Serena Software, empresa especializada na gestão de aplicativos transacionais de missão crítica e processos colaborativos de suporte aos negócios, aposta no potencial do governo brasileiro - Executivo, Estadual e Municipal - para ampliar sua presença e acirrar a disputa desse segmento com as rivais IBM e CA.Nos EUA, a empresa é uma das principais fornecedoras do governo norte-americano. A Serena Software abre filial em São Paulo, comandada por um brasileiro, Thiago Santos, que estava no México. Investimentos são de US$ 3 milhões até o final de 2010."Já temos uma carteira de clientes no pais, mas a maior parte no mercado privado, mas queremos é, claro, ganhar presença no governo brasileiro onde há um forte uso de sistemas legados e de missão crítica. Até agora atuávamos no país pela distribuição. Um dos nossos distribuidores é a B2BR, mas queremos ampliar esse leque para sermos um competidor no mercado nacional", destacou em entrevista ao Convergência Digital, Thiago Santos.O executivo, que já atuava na Serena,mas no México, está responsável pela criação da subsidiária latino-americana, instalada em São Paulo, e que também responderá pelos negócios na Argentina, Chile, Uruguai e Peru. Além da sede paulista, a Serena Software também abriu um escritório em Brasília, para reforçar o esforço de vendas e de suporte para o governo.No total serão aportados US$ 3 milhões até 2010. "Sabemos que estamos entrando num mercado competititvo e com rivais como IBM e CA, mas temos forte conhecimento na área e o governo norte-americano como prova da nossa capacidade", afirmou o executivo.A crise financeira não assusta. "O Brasil e os países da região reagiram bem ao impacto do cenário econômico", diz. Tanto é assim que a empresa quer ampliar em 30% as suas vendas num período de 12 meses, ns verticais de finanças, telecomunicações, indústrias e governo.Com excelência reconhecida na gestão do ambiente de desenvolvimento, especialmente focada em Application Lifecycle Management (ALM), seja para mainframe ou plataforma distribuida, a Serena também investe na oferta de soluções para processos colaborativos, a exemplo dos mashups de negócios, apontados como grande tendência para o desenvolvimento de software.“A especialidade da Serena é ajudar as empresas a construir melhor suas aplicações transacionais, oferecendo visão cada vez mais estratégica para os CIOs", adianta Santos. Os primeiros projetos nasceram mais focados no consumidor final e, no ambiente corporativo, as aplicações de negócios já começam a despontar no mercado.“No Brasil, já temos clientes migrando para a nova plataforma”, confirma o executivo. Fazem parte da carteira da Serena, companhias como Santander, Oi, TIM e Embraer, entre outras.De acordo com o Gartner, os web mashups devem representar cerca de 80% na criação de aplicações corporativas compostas, já em 2010, e a expectativa do Forrester é de que os mashups representem um mercado de US$ 700 milhões em 2013.Site: Convergência DigitalData: 22/07/2009Hora: ------Seção: NegóciosAutor: Ana Paula LoboLink:http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=19647&sid=5