Aliança entre Microsoft e Yahoo reduz competição em buscas, diz Google

31/07/2009
Para Marissa Mayer, vice-presidente de buscas do Google, redução no volume de buscadores pode desacelerar a inovação e afetar o consumidor.A aliança de buscas e publicidade online anunciada entre Microsoft e Yahoo na quarta-feira (29/7) pode ser negativa para a concorrência e aos consumidores, afirmou a vice-presidente de buscas do Google, Marissa Mayer, durante um evento nos Estados Unidos."Todo mundo é mais rápido em uma corrida onda há mais pessoas" comentou Mayer em uma entrevista durante a conferência AlwaysOn Stanford Summit, em Palo Alto, no Estado da Califórnia.Na avaliação da executiva do Google, a adoção do buscador Bing, da Microsoft, no lugar da ferramenta do Yahoo vai reduzir o mercado de buscas de três grandes empresas para duas. Segundo ela, diversos grupos no Google ainda estão estudando a proposta de aliança das concorrentes, que deve ser concretizada a partir de 2010 e que pode reduzir a inovação no setor.Os efeitos do acordo entre Microsoft e Yahoo têm sido discutidos por diversos analistas do setor. Para alguns sobservadores, a parceria vai aumentar a competição no mercado de publicidade online, criando um concorrente mais viável do Google. Hoje, a empresa conta com 65% do mercado de buscas nos Estados Unidos, segundo dados da empresa de análises comScore, de junho. O mesmo argumento é defendido pelas novas aliadas. "O que realmente importa neste acordo é a escala" disse Carol Bartz, principal executiva do Yahoo em uma conferência para explicar o acordo, ao lado de Steve Ballmer, líder da Microsoft, na quarta-feira, nos Estados Unidos. "É uma ótima notícia para todos os nossos clientes e realmente vai permitir que criemos inovações em buscas, além de oferecer uma verdadeira opção ao consumidor."Na avaliação do analista da consultoria IDC, Al Hilwa, é "uma pena" que o número de empresas neste setor seja reduzido, o que vai enfraquecer o cenário competitivo em buscas.Em sua missão de combater o Google, tanto a Microfot como o Yahoo estavam apresentando novidades interessantes em buscas online, disse o analista. Com a aliança, no entanto, o analista acredita que a Microsoft pode reduzir seu sendo de urgência para inovar.Site: IDG Now!Data: 30/07/2009Hora: 09h34Seção: InternetAutor: ------Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/07/30/alianca-entre-microsoft-e-yahoo-reduz-competicao-em-buscas-diz-google/