Mais conteúdo em mais plataformas
21/08/2009
Novela das oito ou jogo de domingo na TV, apenas, não bastam. Os espectadores querem mais opções de conteúdo de vídeo e em diferentes plataformas. É o que conclui a Accenture em pesquisa feita com 14 mil pessoas em 13 países, sendo que pelo menos mil entrevistas foram feitas no Brasil.De acordo com o estudo, o número de usuários que assistem a seis ou mais canais de televisão aumentou de 35% no ano passado para 40% em 2009. Enquanto há um ano 33% viam oito ou mais programas televisivos por semana, na pesquisa atual esse índice subiu para 39%.Os dados podem estar relacionados ao crescimento do uso de outras plataformas, além do velho aparelho de televisão. Enquanto em 2008, 61% dos usuários utilizam seus computadores pessoais para acessar conteúdos de vídeo, esse índice passou para 74% em 2009. Também aumentou o número de pessoas que veem TV pelo celular – de 32% para 45%."Agora nós vivemos em um mundo onde metade da população tem acesso aos dispositivos móveis e onde a fragmentação da audiência apresenta oportunidades para os fornecedores de conteúdo gerar lucro", avalia Petronio Nogueira, líder da área de Mídia e Telecomunicações da Accenture."A chave permanece na compreensão de quem são os consumidores e o que eles querem, e no investimento em informações para desenvolver e entregar os produtos e serviços certos para o mercado”, completa.Outra conclusão da pesquisa é a diferença no comportamento dos usuários conforme sua origem. Enquanto em países desenvolvidos como Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido é menor o interesse em conteúdo de vídeo pelo celular (22 a 26% dos usuários), nos países emergentes, como Brasil, México e Malásia, chega a ser três vezes maior (65 a 71%).MetodologiaEsse estudo é baseado em uma pesquisa realizada online com cerca de 14 mil consumidores em 13 países: Austrália, Brasil, França, Alemanha, Itália, Japão, Malásia, México, Coréia do Sul, Singapura, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos. Cada país representado na pesquisa teve pelo menos 1.000 participantes, todos com idade acima de 18 anos. O estudo foi realizado em janeiro e fevereiro de 2009.Site: B2B MagazineData: 19/08/2009Hora: 17h37Seção: Canais/ConvergênciaAutor: ------Link: http://www.b2bmagazine.com.br/web/interna.asp?id_canais=4&id_subcanais=20&id_noticia=24292&nome=&descricao=&foto=&colunista=1&pg=