Armadilhas do multisourcing
27/08/2009
Terceirizar diversos serviços com empresas diferentes, o chamado multisourcing, pode ser muito eficiente para as empresas, mas também pode se tornar uma armadilha perigosa. Estudo do Gartner apontou os três principais problemas que essa estratégia de negócios pode trazer para as companhias e as saídas mais eficientes para que as organizações possam operar a estratégia. Em primeiro lugar, a consultoria coloca que serviços terceirizados com provedores diferentes são difíceis de implantar e gerenciar, principalmente por causa da experiência e da equipe interna que demandam. O Gartner afirma ainda que o mercado de serviços de tecnologia é muito dinâmico, o que dificulta a escolha de um provedor eficiente. Outro grande problema citado pela consultoria é que, uma prestadora de serviços sempre promete mais do que pode oferecer, e isso pode acarretar em baixa satisfação do cliente, benefícios mal dimensionados, padrões de governança complexos e relacionamento tensos entre o fornecedor e o contratante. Por último, a consultoria aponta um problema que, na maioria das vezes, é causado pelos contratantes do serviço. O Gartner afirma que as organizações frequentemente ficam por causa da falha dos seus fornecedores de outsourcing em entregar as inovações prometidas inicialmente. Além disso, a consultoria observa que os contratos não estão estruturados para proporcionar a flexibilidade necessária para se adaptarem as mudanças de mercado. Porém, o Gartner avalia que muitas vezes as contratantes não conseguem deixam claro que tipo de inovação ou evolução esperam das prestadoras. Como formas de evitar essas armadilhas, o Gartner conta que os diretores de tecnologia ouvidos pelo estudo afirmam que as empresas precisam organizar estratégias de gerenciamento internas. Frank Ridder, diretor de pesquisa da consultoria, afirma que esses problemas são constantes em empresas que não possuem uma estrutura de negócios bem definida, e por isso não conseguem administrar uma estratégia de multisourcing. A melhor saída para as companhias é alinhar todos os processos a um objetivo comum, segundo Ridder.Site: TI InsideData: 26/08/2009Hora: 16h12Seção: ------Autor: ------Link: http://www.tiinside.com.br/News.aspx?ID=144398&C=262