Brasil tem o preço mais acessível para notebooks na AL

01/09/2009
O estudo "Índice Marco de Gap Digital", realizado ao longo do primeiro semestre pela Marco Consultora, consultoria especializada em desenvolvimento e implementação de serviços de marketing sob medida, aponta que os computadores portáteis estão cada vez mais acessíveis, com uma queda no número de salários necessários para o brasileiro adquirir um notebook, tanto de marcas nacionais quanto de marcas globais.Atualmente são necessários 1,72 salários para comprar um notebook de marca nacional e 1,88 salários, para os de marca global; na edição anterior do estudo, realizada no segundo semestre de 2008, eram necessários 1,92 e 2,44 salários, respectivamente, uma queda, portanto, de 0,20 salários e 0,55 salários. O índice do estudo indica a quantidade de salários necessária para adquirir um notebook O salário de comparação é de R$ 1.312,30, renda média do brasileiro, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas)."Não há dúvida de que os computadores portáteis estão exercendo sua vocação de tornarem-se cada vez mais de uso individual. Essa vocação faz com que o aumento das vendas facilite ganhos de escala e permita à indústria melhorar os preços dos produtos para o consumidor final", diz Henrique de Campos Jr., gerente de Market & Business Intelligence da Marco Consultora, acrescentando que os notebooks correspondem hoje a cerca de 40% das vendas de computadores no mercado brasileiro.Nunca a compra deste tipo de equipamento foi tão acessível no País, o melhor índice já apurado para aquisição de um notebook de marca nacional foi de 1,8 salários em março de 2007 e se mantinha estável exigindo investimento de 1,9 salários desde o início de 2008 até janeiro de 2009. O mesmo vale para os notebooks de marcas globais, cujo menor valor apurado foi 2,0 em julho de 2008. Quando a pesquisa foi realizada pela primeira vez em setembro de 2006 era necessário investir 2,1 salários na aquisição de um notebook nacional e 3,3 salários para um de marca global."No Brasil, especificamente, a indústria apostou nos notebooks portáteis para superar a crise, com ofertas de modelos mais acessíveis ao consumidor. As empresas de marcas globais - tanto as que oferecem equipamentos localmente quanto as que fornecem insumos para os fabricantes locais - sustentaram grande parte da flutuação do dólar, o que permitiu a manutenção dos preços no varejo durante o primeiro semestre", diz o coordenador do estudo.A pesquisa "Índice Marco de Gap Digital" também avalia a acessibilidade no mercado de PCs. Para adquirir um PC de marca nacional o brasileiro investe hoje 1,67 salários, o mesmo que no primeiro semestre de 2009. Já os PCs de marca global são comprados por 1,91 salários, enquanto que no primeiro semestre do ano eram necessários 1,55 salários, alta de 0,36 salários."Os desktops, principalmente os de marcas globais, passam a ser um produto de nicho, seja para aplicações de home office, entretenimento - ligado diretamente à TV - ou para pessoas que necessitam de maior capacidade de processamento. Isso faz com que seu preço médio ao consumidor aumente um pouco", afirma Campos Jr. América Latina O estudo da Marco Consultora também foi realizado na Argentina, no Chile e no México. O Brasil, em toda a América Latina, é o país onde são necessários menos salários para comprar tanto notebooks como PCs, de marcas locais ou globais, superando o Chile, que até a edição anterior do estudo era o país mais acessível na compra desses produtos. No Chile agora são necessários 2,1 salários para a aquisição de notebooks de marca local frente aos 1,7 salários do Brasil. Na sequência vem o México com 2,3 salários, e a Argentina, o país em que o custo é o maior, com 2,6 salários. Para notebooks de marca global os valores são 2,2 (Chile), 1,9 (Brasil), 2,4 (México) e 3,2 (Argentina). "Este é mais um indicador de que a economia brasileira sofreu menos do que nossos colegas latino americanos os impactos da crise que abateu a economia mundial", avalia o executivo. A Pesquisa está dividida em dois pontos centrais: - Por um lado, se toma o salário médio de um trabalhador - Por outro lado, se toma o preço médio das máquinas com a seguinte configuração: . Processadores: PC Escritório: Intel Core 2 Duo, 2000 GHz Notebook: Intel Core 2 Duo M, 2000 GHz Disco Rígido padrão de 320 GB, 4 GB RAM . Sistema Operacional: Windows Vista Home Premium . Monitor: 22 polegadas flat Os preços dos computadores foram coletados: . Da média das publicações do primeiro semestre de 2009 dos principais jornais do País.Site: Convergência DigitalData: 31/08/2009Hora: ------Seção: NegóciosAutor: ------Link:http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=20146&sid=5