Internet Explorer tem maior perda de mercado desde novembro

02/09/2009
Em agosto, navegador da Microsoft perdeu 1,1 ponto porcentual de participação em relação a julho, somando 66,6% do mercado. Firefox ficou com 23,3%.Em agosto, o navegador Internet Explorer (IE), da Microsoft, perdeu 1,1 ponto porcentual de participação em relação a julho, somando 66,6% do mercado, informa o relatório da empresa de métricas online Net Applications. De acordo com a análise, esta é a maior queda de participação do IE no mercado de navegadores desde novembro de 2008, quando perdeu dois pontos porcentuais. Nos últimos 12 meses, o IE perdeu um acumulado de 8,6 pontos porcentuais.No mesmo período, o Chrome, do Google, conquistou 1,25% de participação, tomando mais espaço do navegador Safari, da Apple. Se continuar neste ritmo, o navegador do Google deve ocupar a terceira posição do setor nos próximos 11 meses, afirma a NetApplications.Já o Firefox, da Mozilla, conquistou quase metade da participação perdida pelo IE, em um ano. Em agosto, o navegador de código aberto ganhou 0,8 ponto porcentual de participação, somando 23,3% do mercado - pouco abaixo do recorde de participação de 23,8% registrado em abril deste ano.O Safari da Apple, apresentou um ligeiro crescimento, registrando 4,1% do mercado de navegadores em agosto. O Chrome registrou 2,9% do mercado e o Opera, da norueguesa Opera Software, alcançou 2,1% de participação - crescimento de 0,1 ponto porcentual em um mês.O Internet Explorer 6, que foi motivo de uma campanha na internet contra sua utilização pelas empresas, perdeu 2,4 pontos porcentuais de participação entre julho e agosto e conta agora com 24,8% do mercado. Já a versão mais recente, o IE8, ganhou 2,7 pontos porcentuais, registrando 15,2%, o que mostra um crescimento expressivo diante da participação de 3,6% verificada em abril deste ano.Na avaliação da empresa de análises, a queda no uso do IE6 se deve mais ao fortalecimento de uma campanha da Microsoft, incentivando a migração para o IE8, do que a campanha pelo fim do navegador lançado em 2001. A medição da Net Applications se baseia no uso de navegadores que acessam mais de 40 mil sites monitorados pela empresa, somando 160 milhões de visitante únicos por mês. Em julho, a empresa modificou seu sistema de medição . Ela analisa agora a proporção do uso dos navegadores em relação ao número de internautas de cada país, o que reduziu a fatia do Safari e aumentou a participação do Google Chrome, assim como dos outros navegadores.Site: IDG Now!Data: 01/09/2009Hora: 13h26Seção: InternetAutor: ------Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/09/01/internet-explorer-tem-maior-perda-de-mercado-desde-novembro-de-2008/