Consultoria: há descompasso entre área TI e fornecedores

03/09/2009
Levantamento da Forrester Research mostra que a indústria não acordou para as novas exigências dos clientes, em especial, quanto à questão de redução de custos de projetos.Quando, no final do último ano, a crise financeira internacional ganhou força, os orçamentos da área de tecnologia da informação foram, imediatamente, submetidos ao crivo dos CFOs (principais executivos de finanças da companhia).Em tese, essa realidade deveria ter obrigado fornecedores a reavaliarem suas mensagens de marketing e vendas, com o intuito de reforçar preços e condições de pagamento diferenciados. Mas o que se vê na prática é um descompasso entre as estratégias da indústria e as decisões relativas à tecnologia das corporações.“Em geral, a maior parte dos fornecedores de tecnologia passou a operar em um estado de total confusão”, avalia o analista da consultoria Forrester Research Chris Andrews. “A crise de crédito afetou diretamente os custos e a indústria de TI teve de adaptar sua estratégia em pleno voo, ao tentar, rapidamente, alinhar seus objetivos de crescimento em longo prazo a nova realidade econômica”, complementa o especialista.O analista explica que, do lado dos compradores de tecnologia, os CIOs tiveram de mudar dramaticamente suas demandas, focando apenas em projetos necessários e urgentes. Como resultado, o preço dos contratos – que já era considerado uma prioridade – tornou-se um ponto crítico e os executivos de TI foram obrigados a cortar atividades não essenciais e a reduzir custos com serviços, equipamentos e licenças.Um relatório da Forrester, batizado de “How The Recession Is Affecting Tech Vendors” (Como a Recessão está Afetando os Fornecedores de Tecnologia, em português), mostra que, apesar do novo cenário econômico, a indústria de TI permanece com estratégias agressivas voltadas à inovação e à habilidade de fornecer soluções completas. “Eles estão menos focados em usar o preço como uma forma de atender às necessidades dos clientes”, afirma Andrews.O relatório da Forrester mapeou as táticas específicas de marketing e de vendas da indústria. E seu resultado mostra que os fornecedores não estão simplesmente cortando custos para ganhar negócios ou utilizando o preço como principal fator nas estratégias. Por outro lado, o levantamento mostra que a indústria de TI está mais preocupada em alavancar negócios por meio de jargões e tendências. “Mais do que nunca, os fornecedores estão interessados em oferecer soluções completas e valor agregado, em vez de entrar em guerras de preço”, ressalta o analista da Forrester, que explica ainda que, com isso, essas empresas querem atrair seus atuais clientes.No relatório, a consultoria destaca outras duas questões de destaque em relação ao comportamento dos decisores de TI: eles estão mais preocupados em basear suas decisões em casos de sucesso e, por outro lado, a área de tecnologia tem requerido muito mais participação dos acionistas da companhia.“Os dados indicam que a influência dos acionistas para o negócio tem virado cada vez mais importante nesse atual clima da economia”, avalia Andrews, que acrescenta: “Isso deve-se à aversão a risco”. Ainda de acordo com o especialista, a boa notícia para os CIOs é que isso tende a aumentar o comprometimento das áreas de negócio com os resultados da TI.Site: ComputerworldData: 01/09/2009Hora: 18h52Seção: GestãoAutor: ------Link: http://computerworld.uol.com.br/gestao/2009/09/01/consultoria-aponta-para-descompasso-entre-area-ti-e-fornecedores/