Redes Sociais também foi tema do Rio Info 2009

16/09/2009

O último dia do Rio Info 2009 reuniu, durante o painel “Redes Sociais: experiências e oportunidades criativas” moderado por Gil Giardelli (CEO da Permission e VP da Adrenax Venture Capital),  grandes nomes da web 2.0. Entre os diversos aspectos e questões trazidas pelo crescimento exponencial destas redes, destacam-se a produção de conteúdo colaborativo, novos modelos de negócios e de troca de informação.

A jornalista Cristina de Luca falou, durante sua apresentação, que antigo formato da indústria de mídia que tem ficado para trás por causa de internet. Para ela, está cada vez mais difícil separar o público do privado quando se trata do jornalista, ou seja, o que é informação exclusiva do veículo onde ele trabalha e o que é conhecimento do mesmo. Assim, grandes veículos criam até regras para normatizar o comportamento de seus funcionários nas redes sociais, como o Twitter.

As redes sociais tem se tornado grandes influenciadores do comportamento da sociedade. Para Sérgio Amadeu, professor da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, “não há modo mais eficiente para distribuir coisas do que nas redes digitais”. Isso porque, entre os 10 sites de maior audiência do mundo - exceto Google e Yahoo que encabeçam a lista – todos os outros são depositórios de conteúdo produzidos ou disponibilizados pelos próprios usuários, dispensando intermediários.

Esse tipo de mudança trazida pelo desenvolvimento de novas tecnologias acabou por transformar também a sociedade e o modo com ela se organiza. É assim que pensa Marcos Dantas, professor do departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, que deu exemplos de antigas redes sociais, como as formadas por usuários de rádios (radiofreqüência). Segundo ele, é preciso encontrar, dentro dessas mudanças, potencial para novos negócios – baseado em cliques -  através da identificação do perfil do usuário possibilitado pelo uso da internet.

Carlos Nepomuceno, professor e presidente do Instituto de Inteligência Coletiva, também falou sobre os novos aspectos de negócios baseados na colaboração. Além disso, ele destacou a importância em se investir em projetos 2.0 em empresas, uma vez que se aumenta o compartilhamento entre os departamentos e clientes.

Com o discurso parecido, Martha Gabriel, professora e diretora de tecnologia da New Media Developers, disse que as redes sociais são uma oportunidade para as empresas se aproximarem do mercado, utilizando-se deste canal de mão dupla. Para ela, com a popularização do uso de internet pelo celular (mobilidade) se tornará fundamental trabalhar nesse tipo de meio, uma vez que as redes serão ainda mais acessadas.

Pensando nisso, a preocupação de Vagner Santana, doutorando em Ciência da Computação da Unicamp, é justamente dar a todos o acesso a essas redes sociais. Através do projeto E-cidadania ele trabalha para incluir social e digitalmente as mais diferentes pessoas, levando em conta as diversas necessidades de cada um, seja problema físicos ou não (como o analfabetismo e o analfabetismo digital). Através de estudos em periferias, Vagner identifica os problemas e para pensar e propor soluções para a inclusão digital.

Após as apresentações o público participou de um debate com os palestrantes, onde diversos outros temas relacionados a web 2.0 foram abordados.

Mariana Mendes
Assessora de Comunicação | SEPRORJ