SOA: Forrester aponta benefícios de criar centros de excelência
25/09/2009
Especialista ressalta que a função mais valiosa dessa equipe não é cuidar de detalhes tecnológicos e, sim, garantira a governança e o alinhamento dos projetosUm recente levantamento da consultoria e instituto de pesquisas norte-americano Forrester Research aponta que uma das formas mais adequadas de garantir a satisfação dos usuários com os projetos de SOA (arquitetura orientada a serviços) é criar um centro de excelência – eleger um grupo multidisciplinar de pessoas responsáveis por liderar o projeto, desenvolver os conhecimentos necessários e educar todos os envolvidos.O vice-presidente da Forrester nos Estados Unidos, Randy Heffner, ressalta que uma das constatações mais interessantes do estudo diz respeito aos resultados obtidos com a instalação desses centros. Segundo ele, ao contrário do que se imagina, a função mais valiosa dessa área não é cuidar de detalhes relacionados à tecnologia e, sim, garantir a governança e o alinhamento dos projetos.No relatório da Forrester, quando questionados sobre as funções mais valiosas do centro de excelência de SOA, os entrevistados apontaram os cinco principais benefícios:• Criar e manter a visão e os planos (do projeto SOA)• Agir para a aprovação de regras que façam parte das políticas de governança de SOA• Gerenciar os padrões para a implementação da arquitetura• Gerenciar o portfólio e os documentos relativos aos serviços – baseados na nova arquitetura• Planejar o futuro das tecnologias que suportam a arquiteturaEntre as conclusões de Heffner em relação ao levantamento, o especialista aponta também que os benefícios citados pelos executivos já são suficientes para mostrar que a criação de um centro de serviços durante a implementação de um projeto de SOA é muito mais eficiente do que simplesmente investir em capacitação das equipes de TI para adequar-se aos padrões exigidos por essa arquiteturaSite: CIOData: 24/09/2009Hora:08h00Seção:GestãoAutor: ------ Link: http://cio.uol.com.br/gestao/2009/09/24/soa-forrester-aponta-beneficios-de-criar-centros-de-excelencia/