Em três anos, 25% dos fornecedores de BPO desaparecerão

01/10/2009
Até 2012, cerca de um quarto de todas os fornecedores de outsourcing de processos de negócios (BPO, na sigla em inglês) não existirá mais. Estudo do Gartner analisa que o cenário do setor se transformará radicalmente com o processo de consolidação, por meio de fusões e aquisições, e o surgimento de novos fornecedores em detrimento do desaparecimento de outros. Diante disso, a consultoria listou algumas maneiras das empresas se prepararem para as mudanças que devem ocorrer nos próximos anos. Em primeiro lugar, o Gartner explica que muitos fornecedores têm se apoiado em contratos de BPO não lucrativos, principalmente porque saem em corrida desesperada por novos negócios e acabam não avaliando corretamente no que eles podem beneficiar a empresa. A consultoria aconselha a gastarem mais tempo e analisar os potenciais contratos de forma mais criteriosa. Depois, alerta para a "inabilidade crônica" das empresas de conseguir novos contratos significativos, e por isso elas têm de aprender a gerir mais de um negócio simultaneamente, ao passo que os fornecedores precisam estar preparados para atender a várias demandas diferentes ao mesmo tempo. O Gartner também aponta que muitos fornecedores de BPO têm perdido seus clientes "carro-chefe", e quando isso acontece, é sinal de que as coisas não estão indo bem. Por isso, recomenda que é sempre importante a procura por clientes importantes, com nomes que significam sucesso em seus setores. Por fim, a consultoria analisa que os cancelamentos de contratos de BPO no ano passado aumentaram muito em relação a 2007, e esse movimento acabou encarecendo para os contratantes. O Gartner acredita ainda que, antes do serviço ser contratado, é preciso que todas as partes esclareçam todos os pontos contratuais e, no momento da rescisão, ter certeza de que todas as possibilidades foram exploradas.Site: TI InsideData: 30/09/2009Hora: 15h26Seção:------ Autor: -----Link: http://www.tiinside.com.br/News.aspx?ID=150576&C=265