Após série de aquisições nos últimos anos, empresa integra ferramentas e concentra estratégia no conceito de informação sob demanda; unindo software, hardware e serviços.
Informação é transformação. Com o mercado vivendo a retomada dos processos de fusão e aquisições, as companhias anseiam cada vez mais pela disponibilidade de dados. De olho nesse cenário, a IBM anunciou em Las Vegas (EUA), nesta segunda-feira (26/10), durante o evento anual Information on Demand Conference, seu redesenho de atuação na área de software.
A ideia é permitir que as empresas tenham acesso aos dados de forma integrada, indo além de software e hardware. “Um estudo feito pela IBM este ano com CIOs do mundo inteiro revelou que um em cada três dos líderes de negócios ouvidos tomam suas decisões mais críticas sem ter as informações que precisam”, disse Frank Kern, vice-presidente sênior da divisão de Business Services, para uma platéia de sete mil pessoas.
De acordo com o executivo, o mesmo levantamento detectou que 83% identificaram ferramentas como Business Intelligence (BI) e análise de dados como a principal prioridade na busca por acesso a informações inteligentes. “Para tanto, estamos investindo mais de 12 bilhões de dólares para criar um portfólio de soluções que atendam a essas necessidades”, afirmou Kern. O estudo ouviu mais de 2,5 mil CIOs de 75 países.
O vice-presidente lembrou das últimas aquisições realizadas pela IBM, como a da Cognos em 2007, que levou a gigante a entrar na área de BI, redesenhando sua estratégia frente à concorrência. Expansão que amplia o portfólio de soluções, tudo integrado: conteúdo, gerenciamento de dados e consultoria. Após abocanhar a Cognos, em julho de 2008 foi a vez da IBM anunciar a compra da americana SPSS, que desenvolvia sistemas de análise de informações.
Os dois negócios juntos somaram 6,2 bilhões de dólares. No ano, a receita da IBM na área de software foi de 22 bilhões de dólares, dos quais 61% respondem ao mercado corporativo.
* A jornalista viajou para Las Vegas a convite da IBM
Site: Computerworld
Data: 26/10/2009
Hora: 20h16
Seção: Negócios
Autor: Andrea Giardino
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2009/10/26/ibm-redesenha-foco-na-area-de-gerenciamento-de-software/