O diretor de Marketing da TIM, Rogério Takayanagi, admitiu que para as teles móveis, em função da obrigatoriedade de dar o modem de acesso gratuitamente, a isenção de ICMS, ofertada pelo governo de São Paulo, para o lançamento do serviço de banda larga a R$ 29,80, é praticamente inviável.
Para uma oferta acontecer nesse molde, disse o executivo, seria preciso uma redução do Fistel - Fundo de Fiscalização de Telecomunicações. Executivo aproveitou a teleconferência de resultado para desmentir a concorrência e afirmar que a banda larga pré-paga está à venda.
"Com o modem embutido é inviável chegar ao custo de R$ 29,80, mesmo com a isenção do ICMS", atestou Takayanagi, que participou nesta sexta-feira, 30/10, de teleconferência de resultados do terceiro trimestre da TIM Brasil.
Ele endossou a tese defendida pelo presidente da Claro, João Cox, que é preciso também reduzir ou isentar a cobrança do Fistel. "Sem o Fistel e com a isenção do ICMS temos totais condições de fazer produtos populares", destacou.
Indagado se a TIM teria, de fato, suspendido a venda da banda larga pré-paga - no Futurecom 2009, o presidente da Claro, João Cox, ao lançar o seu produto pré-pago disse que a concorrente teria interrompido o serviço - Rogério Takayanagi garantiu que a afirmação é inverídica. "Continuamos vendendo a banda larga pré-paga mas não abrimos números por uma questão estratégica", destacou.
O custo de conexão da banda larga pré-paga subiu de R$ 5,00 para R$ 10,00. O diretor da TIM explicou que o preço de R$ 5,00 era promocional. E lembrou: " Uma conexão em hotel ou no aeroporto é muito mais cara do que esse preço e com horário determinado. Esse custo de R$ 10,00 é ilimitado no dia e não há mais a dependência integral do modem. Quem tem smartphone 3G ou computador com o chip 3G embutido, pode comprar o serviço direto", completou.
Resultados
No terceiro trimestre deste ano, a TIM Participações S.A., que controla diretamente a TIM Celular S.A. e indiretamente a TIM Nordeste S.A., registrou lucro de R$ 61 milhões no terceiro trimestre de 2009, demonstrando uma evolução consistente do seu desempenho, o que se confirma também pela melhoria de outros indicadores operacionais e financeiros.
No período, a TIM alcançou uma adição líquida de 1,8 milhão de usuários, o que representa um crescimento de 27,5% em relação ao terceiro trimestre de 2008 e participação de 27,3% do volume incremental do segmento. A base total da empresa somou 39,6 milhões, um crescimento de 12,5% na comparação anual e de 4,7% em relação ao trimestre anterior.
A receita bruta total alcançou R$ 4,63 bilhões no terceiro trimestre deste ano, crescimento de 2,8% em relação ao trimestre anterior e redução de 2,2% na comparação anual. A receita bruta de serviços atingiu R$ 4,14 bilhões, 5,3% superior ao trimestre anterior e queda de 1,9% na comparação anual. O destaque foram as receitas de VAS (Serviços de Valor Agregado), que somaram R$ 496 milhões, crescimento de 23% na comparação anual e de 2,5% no trimestre, e o equivalente a 12% da receita bruta de serviço, ante 9,5% no terceiro trimestre de 2008.
A inadimplência apresentou redução de 30,5% em relação a igual período do ano passado e de 6% no trimestre, caindo para R$ 100 milhões, o equivalente a 3,2% da receita líquida de serviços, resultado da maior eficiência dos mecanismos de cobrança e de concessão de crédito.
As despesas de marketing e vendas apresentaram crescimento de 22% em relação a igual período de 2008 e de 5,3% comparado ao trimestre anterior, refletindo a contínua determinação da companhia para um melhor desempenho comercial.
Como resultado, o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 759 milhões, crescimento de 3% em relação ao segundo trimestre de 2009 e queda de 5% na comparação anual. A margem EBITDA atingiu 22,7%, também com crescimento em relação à margem de 22,3% do trimestre anterior e redução em relação ao terceiro trimestre de 2008, que foi de 23,4%. O terceiro trimestre marcou a volta da companhia ao lucro, registrando R$ 61 milhões, ante ao prejuízo líquido de R$ 15 milhões do trimestre anterior e de R$ 12 milhões em igual período do ano passado.
Site: Convergência Digital
Data: 30/10/2009
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Seção: Telecom
Autor: Ana Paula Lobo
Link: http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=20837&sid=8