Indústria de PCs terá trimestre superaquecido

05/11/2009

O diretor da Divisão de TI da Samsung, Ronaldo Miranda, informou que está funcionando em três turnos na fábrica de HDs, a única do pais e instalada em Manaus, para atender aos pedidos do mercado. "Batemos recorde em outubro e temos pedidos para o final do ano", declarou.

A Samsung domina 43% do mercado interno e, hoje, a totalidade da sua produção - os números não são revelados é para atender ao mercado interno. A área de impressora também bateu recorde de vendas. "O mercado melhorou demais e acreditamos numa venda expressiva nesse final de ano", destacou.

A Samsung oficializou nesta quarta-feira, 04/11, num evento na capital paulista, a sua entrada no mercado de PCs no Brasil. O projeto, contou Ronaldo Miranda, estava previsto para ser lançado em outubro do ano passado, mas em função da crise mundial, foi retardado.

"Decidimos esperar um pouco e sentir o mercado. Como as vendas voltaram aos patamares normais e há um grande mercado para crescer em PCs no Brasil ( a penetração, segundo dados da Samsung, está em 31%) decidimos brigar pelo mercado de notebooks e netbooks", destacou. A Samsung não terá desktop. "Acreditamos no mercado de mobilidade e já em 2010, os notebooks (incluindo os netbooks) vão superar os desktops no Brasil", completou Miranda.

Até março - quando a fábrica de Campinas ficará pronta para a produção de grandes volumes - os cinco modelos que a Samsung trouxe para marcar a sua entrada no segmento de PCs - dois netbooks e três notebooks - serão 100% importados. O primeiro lote chega na semana que vem. O segundo e o terceiro lote estão programados para dezembro e fevereiro.

Em janeiro e fevereiro, a fábrica de Campinas passará pela fases de montagem e de testes. "A produção de notebooks é sofisticada e exige uma preparação", explica Miranda, que no entanto, em função da política da Samsung não revela investimentos.

Dados da Samsung revelam que em 2010, os notebooks (netbooks incluídos) representaram 6,350 milhões de unidades de PCs vendidas no país, contra 6,200 milhões de desktops, já que há uma previsão das consultorias - IT Data, IDC e Eletros - que, no ano que vem, o Brasil venderá cerca de 12 milhões de PCs, alcançando no final do ano, a marca de terceiro mercado mundial de PCs, superando o Japão e ficando atrás apenas da China e dos EUA.

O ano de 2009, no entanto, terá uma queda em torno de 6% na venda de PCs. Tanto que a divisão de hardware que, em 2008, movimentou US$ 16 bilhões, este ano, deverá ficar perto de US$ 13 bilhões. Mas há uma curva de crescimento para os anos de 2010, 2011, 2012 e 2013, quando o setor - PCs, monitores, impressoras e outros - deverá chegar a US$ 21 bilhões.

"A Samsung quer ficar entre os 10 maiores fabricantes de notebooks e netbooks do Brasil nos próximos três anos. Hoje, no mercado total de PCs já somos o quarto do ranking. A disputa será bastante acirrada, mas temos diferencial", explicou Ronaldo Miranda.

Indagado se a fabricante não entra defasada em relação à concorrência direta - todo mundo já fabrica e vende netbooks e notebooks no país - o executivo disse que "a empresa deixou de vender, mas tem um campo para conquistar, tanto que aposta no Natal como sendo um fator diferente para o consumidor. A marca Samsung é forte e tem credibilidade e apostamos nela para vencermos no mundo dos PCs", completou o diretor de TI.

Site: Convergência Digital
Data: 04/11/2009
Hora: ------
Seção: Negócios
Autor: Ana Paula Lobo
Link:http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=20865&sid=5