Essa é a intenção da empresa, embora o novo protocolo para a web criado pela companhia tenha aumentado a velocidade em 55% por enquanto.
O Google divulgou nesta quinta-feira (12/11) informações sobre o SPDY (pronunciado SPeeDY). Trata-se do começo de um projeto de pesquisa que busca tornar a web mais rápida.
Em sua essência, o SPDY é um protocolo de camada de aplicativo para o transporte de conteúdo na web. A plataforma é desenvolvida especificamente para tornar mais ágil o fluxo de recursos, a priorização de solicitações e a compressão do cabeçalho HTTP.
Segundo o post no blog de pesquisas, os testes foram feitos apenas em condições de laboratórios. Os primeiros resultados foram motivadores: quando carregamos os 25 sites mais vistos em conexões de rede caseira, vimos um aumento significante no desempenho: as páginas carregaram até 55% mais rápido.
“Começamos a trabalhar no SPDY enquanto tentávamos aperfeiçoar a maneira como os navegadores e servidores se comunicam. Hoje, clientes da web e servidores usam HTTP”, afirmou a empresa no post.
“Queremos continuar construindo a tradição da web de fazer experimentos e melhorias, para apoiar a evolução dos sites e navegadores. Para isso, nos últimos meses, experimentamos novas maneiras para realizar a comunicação com navegadores e servidores, resultando em um protótipo de servidor da web e um cliente do Google Chrome com suporte ao SPDY.”
A empresa também fez um convite aos desenvolvedores e interessados em contribuir com o experimento, divulgando a documentação do projeto e o código, além do grupo para discussões.
Site: IDG Now!
Data: 13/11/2009
Hora: 16h34
Seção: Internet
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/11/13/projeto-do-google-pretende-tornar-a-web-duas-vezes-mais-rapida/