Gartner revê projeções e aponta aumento na receita global de chips

17/11/2009

Impulsionado pela demanda mais forte por PCs e telefones celulares, setor deve fechar 2009 com faturamento de 226 bilhões de dólares.

O Gartner, empresa especializada em pesquisas de assuntos relacionados a TI, elevou sua previsão de receita para a indústria global de chips na segunda-feira (16/11). A razão foi a demanda mais forte do que o esperado para PCs e telefones celulares. Programas governamentais de estímulo também têm impulsionado a demanda por chips.

O grupo prevê que a receita global de chips chegue a 226 bilhões de dólares este ano. Embora seja 11,4% menor que os 255 bilhões do ano passado, o valor representa uma relativa melhora em relação a previsão anterior, que indicava  um resultado de 212 bilhões e uma queda de 17,1%.

O Gartner também elevou sua projeção para 2010, afirmando que a receita de chips subirá 13%, atingindo 255 bilhões de dólares. Pela previsão anterior, o crescimento seria de 10,3% para o próximo ano, com um faturamento projetado de 233 bilhões de dólares.

Números revistos
A nova previsão marca a segunda vez em que o Gartner revê suas estimativas para a indústria de chips em menos de três meses.

"A recuperação do mercado de semicondutores está no caminho certo, e as perspectivas continuam a melhorar, como os resultados trimestrais dos fornecedores de semicondutores”, afirma o analista do Gartner, Bryan Lewis.

A forte recuperação da demanda por PC  tornou os microprocessadores e as DRAMs dois dos melhores desempenhos em chips de 2009, relata o Gartner. No terceiro trimestre, as DRAMs começaram a ser rentáveis para algumas empresas, depois de quase três anos de perdas.

Apesar das notícias positivas, Lewis alertou que os pedidos de PCs podem sofrer desacerelação mais cedo do que o esperado e que as vendas em 2010 podem ter um início lento.

Site: IDG Now!
Data: 16/11/2009
Hora: 14h46
Seção: Mercado
Autor: Dan Nystedt
Link: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2009/11/16/gartner-reve-projecoes-e-aponta-aumento-na-receita-global-de-chips/