IDC: serviços de TI cresceram 4,1% no Brasil

27/11/2009

A IDC Brasil publica um relatório sobre o mercado de serviços de TI no Brasil, relativo ao primeiro semestre de 2009.

Apesar da crise econômica, os resultados foram positivos, com crescimento de 4,1% no período em relação ao 1S08, com destaque para os serviços de outsourcing, que cresceram 10%.

Com base nas informações e no cenário atual, a projeção da IDC é que o mercado de serviços profissionais de TI encerre o ano com expansão de 5,13% em comparação a 2008.

O relatório faz parte do estudo IDC Brazil IT Services Tracker, realizado junto a mais de 80 empresas prestadoras de serviços de TI do país que respondem por mais de 75% da receita total deste mercado.

De acordo com a pesquisa, dentre os serviços de outsourcing, se destacaram no primeiro semestre os relativos à infraestrutura. Hoje, estes serviços respondem por mais de um terço das receitas totais do mercado de outsourcing nacional, apresentando crescimento superior a 10% em relação ao primeiro semestre de 2008.

Por outro lado, os serviços mais afetados no período foram educação e treinamento, além de grandes projetos de integração de sistemas (exceto por virtualização e consolidação de servidores e storage) e consultoria em TI.

Em relação aos mercados verticais, os segmentos que se destacaram na demanda por serviços profissionais de TI no semestre foram:

- Comércio, em especial o varejo, beneficiado pelo consumo interno aquecido e pela redução de impostos;

- Utilities, principalmente companhias de energia que buscam uma atualização de seus sistemas legados e se preparam para uma consolidação do setor;

- Saúde

- Seguros.

Já os setores de finanças, governo e telecomunicações mantiveram seus investimentos. Na contrapartida, companhias de manufatura, mineração e siderurgia, especialmente as que tinham boa parte dos negócios apoiados na exportação, reduziram os aportes para a TI.

O estudo também destacou que a redução de custos de operação foi a prioridade dos CEOs brasileiros no ano de 2009, e continuará sendo em 2010, mas colocando em evidência a importância da implementação de sistemas que permitam aprimorar a visibilidade, o monitoramento e análise dos processos e resultados das companhias.

O que vem por aí
Como principais tendências para 2010, a IDC identifica os serviços de outsourcing de TI e sistemas que permitam melhor controle dos negócios, como implementação e upgrade de ERP e BI, integração de sistemas e bases de dados e consultorias para implementação de governança de TI.

Além disso, a explosão da demanda por espaço em datacenters possibilitará o surgimento e amadurecimento de novas ofertas de entrega de TI como serviço, por exemplo, de cloud computing.

“Empresas que já atuam neste mercado no Brasil apresentaram crescimentos superiores a 30% no primeiro semestre deste ano e caso consigam sustentar uma boa taxa de sucesso de entrega destes serviços, estabilidade dos sistemas e satisfação dos clientes, abrirão grandes oportunidades para a venda de aplicações por meio da computação em nuvem nos próximos anos”, comenta Roveri.

Outros serviços em alta em 2010 serão relacionados à continuidade dos projetos de adequação a leis e normas regulatórias, consolidação e integração de infraestrutura de TI, com foco em virtualização, VoIP e atualização de call centers.

Site: Baguete
Data: 26/11/2009
Hora:14h20
Seção: Notícias
Autor: Gláucia Civa
Link: http://www.baguete.com.br/noticiasDetalhes.php?id=3512390