Meta é que operação no exterior tenha um crescimento orgânico em 2010 de 35% a 40%, ante 25% no País.
Após os impactos da crise, a consultoria Stefanini volta ao apetite de aquisições e sinaliza que em 2010 vai às compras. Na mira estão empresas de serviços com matriz nos Estados Unidos, Europa e México.
O executivo não descarta a possibilidade de fazer um IPO (da sigla em inglês Initial Public Offering) nos próximos dois anos, ideia que já foi cogitada no passado. Mas a Stefanini não depende dessa estratégia para fazer compras. “Ao contrário de muitas empresas, temos caixa”, diz o presidente da empresa, Marco Stefanini.
Presente em 16 países, a Stefanini busca também reforçar sua posição no exterior. Os negócios fora do País representam hoje 20% do faturamento e a meta, segundo o presidente da empresa, é chegar a 50%. “Vale salientar que não pretendemos crescer em número de localidades e sim, aumentar nossa base onde já estamos”, ressalta Stefanini.
O executivo espera que a operação no exterior tenha um crescimento orgânico em 2010 de 35% a 40%, ante 25% no País. Quanto ao desempenho observado em 2009, a Stefanini prevê fechar o ano com uma receita de 674 milhões de reais, o que representa um aumento de 32% em comparação a 2008. Para 2010, os planos são bastante agressivos. A consultoria pretende faturar entre 900 milhões de reais e 1 bilhão de reais.
Os setores que mais se destacaram foram governo, que detém 10% do faturamento; finanças, com 30%; telecom com quase 12% e óleo e gás, que fica entre 10% e 12%.
Para suportar essa expectativa de crescimento, a Stefanini planeja fazer novas contratações. Atualmente, há um total de 8 mil pessoas entre as operações brasileira e no exterior. A previsão é que haja um reforço de 20% no quadro.
Site: Computerworld
Data: 04/12/2009
Hora: 13h33
Seção: Negócios
Autor: Andrea Giardino
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2009/12/04/stefanini-vai-as-compras-em-2010-foco-e-no-mercado-externo/