As duas empresas esperam fechar negócio no início de 2010; aliança que envolve buscas e publicidade ainda tem de ser aprovada pela Justiça dos EUA.
A Microsoft e o Yahoo anunciaram nesta sexta-feira (4/12) a finalização dos termos de um amplo acordo de serviços de busca e de publicidade, para ajudar as duas empresas a competir com o Google de forma mais eficiente.
O acordo foi anunciado ao mercado em julho de 2009. Pelos termos iniciais, a ferramenta de busca Bing, da Microsoft, equiparia os serviços do Yahoo, que por sua vez forneceria serviços de publicidade em busca para ambas as empresas.
As duas companhias esperavam finalizar o acordo no fim de outubro, mas foi preciso adiar o prazo para acertar detalhes adicionais.
No comunicado divulgado nesta sexta-feira, a Microsoft e a Yahoo afirmaram esperar que o negócio será fechado no início de 2010, e agradeceram o amplo apoio que receberam das principais companhias do setor de publicidade.
Em outubro, quatro executivos do mercado publicitário americano e o presidente da Associação das Agências de Publicidade enviaram uma carta ao Departamento de Justiça dos EUA, na qual manifestavam seu apoio ao acordo. O órgão ainda avalia a transação por questões antitruste.
O acordo levou cerca de um ano e meio para ser elaborado. Nesse tempo, o Yahoo rejeitou as ofertas de compra pela Microsoft. O objetivo oficial do acordo é oferecer uma competição mais forte ao serviço de buscas do Google, que domina cerca de 70% do mercado. Combinadas, Microsoft e Yahoo tomam quase a totalidade do resto.
Site: IDG Now!
Data: 04/12/2009
Hora: 22h36
Seção: Mercado
Autor:------
Link: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2009/12/04/microsoft-e-yahoo-anunciam-finalizacao-do-acordo-de-colaboracao/