Durante evento em São Paulo, nesta quinta-feira (10/12), empresas exigiram redução da carga tributária.
As operadoras de celular estão prontas para universalizar a banda larga móvel no Brasil, mas exigem redução da carga tributária na prestação dos serviços. Elas esperam que o governo ofereça ao setor de telecom os mesmos incentivos levados a outros segmentos da economia. A necessidade da medida para a popularização da internet rápida no País foi defendida pela Oi, Vivo e Claro durante o Fórum Telequest 2009, realizado nesta quinta-feira (10/12), em São Paulo.
Pelas propostas do Ministério das Comunicações (Minicom) apresentadas ao governo federal para o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), há previsões de que em 2014 serão entregues 90 mil acessos de internet rápida no País. Desse total, 60 mil conexões serão pela rede móvel. "Temos capacidade de mobilização para ampliar o serviço e sabemos que exercemos um papel importante no PNBL", disse o diretor de planejamento da OI, João de Deus. "Mas queremos redução tributária”.
O executivo lembra que quando o governo quer dar prioridade a uma determinada área, aciona uma alavanca, como aconteceu com a venda de carros no País. “Se o estado puxar a alavanca da carga tributária, a banda larga vai acelerar”. Já o diretor de assuntos corporativos da Claro, Rodolpho Tourinho, acrescenta que para a banda larga se popularizar no País é necesssário que haja incentivos fiscais. Ele citou a desoneração de ICMS, PIS e Cofins. “Tem que ter subsídio na veia”, mencionando o exemplo do programa nacional Luz para Todos, do governo federal.
Essa também é a opinião do diretor geral de planejamento estratégico da Vivo, Daniel Cardoso.
Para ele, o governo precisa decidir se a banda larga é um serviço essencial para os brasileiros. “Se for, é necessário mexer na alavanca tributária”, afirmou. Cardoso falou ainda que o governo também precisa decidir sobre a questão do acesso, determinando se haverá diferenças de velocidade, de acordo com a região em que o serviço será prestado.
Site: Coputerworld
Data: 10/12/2009
Hora: 14h35
Seção: Telecom
Autor: Edileuza Soares
Link: http://computerworld.uol.com.br/telecom/2009/12/10/operadoras-moveis-defendem-incentivo-para-universalizacao-da-banda-larga/