Crise valoriza CIO brasileiro, afirma especialista

11/12/2009

Sócia-diretora da Deloitte, Marcia Matsubayashi,diz que postura adaptada às instabilidades contribuiu para adoção de práticas voltadas a riscos.

De 1989 a 1994 o País adotou quatro moedas diferentes até chegar ao Real. Mais do que isso, durante o período, as empresas com operação local tiveram de se adaptar a diversos períodos de turbulências econômicas.

Se no passado esse cenário criava problemas para quem gerenciava uma empresa ou um departamento, por outro lado, contribuiu para construir uma 'cultura de instabilidade' nas organizações e nos executivos, que foi fundamental para superar a recente crise financeira internacional, de acordo com a sócia-diretora da consultoria Deloitte, Marcia Ogawa Matsubayashi.

No caso da TI, esse comportamento adaptado à instabilidade levou os CIOs a implementarem sistemas flexíveis e sofisticados. “O líder de tecnologia foi responsável por melhorar as dinâmicas de gerenciamento de áreas como finanças, contabilidade, cadeia de suprimentos, entre outras”, afirma a especialista, que complementa: “Ademais, esses executivos influenciaram positivamente a cultura corporativa no que diz respeito à adoção de práticas para gerir os riscos operacionais das empresas." 

Na mesma linha, a vice-presidente do programa executivo da consultoria Gartner para América Latina, Ione Coco, aponta que a crise serviu para reforçar os diferenciais dos CIOs locais.

“As empresas globais estão de olho na habilidade que os brasileiros têm para lidar com problemas”, afirma Ione. Opinião compartilhada pelo sócio responsável pela prática de TI na consultoria da PriceWaterhouseCoopers no Brasil e na América do Sul, Ricardo Neves.

Para o executivo, a postura profissional dos gestores de tecnologia e a preocupação em contribuir com os resultados do negócio elevaram a credibilidade desses profissionais a um patamar internacional, até então restrito a uma elite de executivos majoritariamente norte-americanos ou europeus. "E ao demonstrar que conseguiram gerenciar um ambiente complexo como o brasileiro, os CIOs mostram-se aptos a assumir qualquer desafio global”, acrescenta Marcia.

Executivos internacionais
A vice-presidente do Gartner afirma, no entanto, que se o pós-crise tende a representar uma oportunidade para os CIOs brasileiros atuarem fora do Brasil, por outro lado, pode significar uma ameaça a esses profissionais dentro do País. Ela aponta que, por conta da recessão, muitas empresas tiveram de enxugar as operações na Europa e na América do Norte. "Com isso, sobram executivos extremamente qualificados e que podem ser enviados para o País", analisa Ione. Ainda de acordo com ela, são poucos os casos em que isso já aconteceu, mas essa tendência não pode ser descartada.

Site: Computerworld
Data: 10/12/2009
Hora: 11h19
Seção: Carreira
Autor: Patrícia Lisboa
Link: http://computerworld.uol.com.br/carreira/2009/12/10/crise-valoriza-cio-brasileiro-afirma-especialista/