A Lenovo quer manter um política agressiva de preços e investimentos no Brasil nos próximos anos com a meta de elevar sua participação de mercado, segundo a empresa atualmente de cerca de 3%, para 10% em 2014. O objetivo foi revelado nesta quinta-feira, 10, pelo presidente e chefe de operações da companhia, Rery Read.
Para atingir essa expansão, o executivo afirmou que a estratégia será voltada para aumentar a atuação no segmento de varejo e de pequenas e médias empresas, por meio do incremento do número de lojas em que seus produtos são comercializados e pelo aumento do seu portfólio para esse segmento. Hoje, a Lenovo tem parceria com 10 redes de varejo, como Fnac, Casas Bahia e Wal-Mart.
“Seremos mais agressivos neste mercado, aumentando o portfólio de produtos vendidos nas lojas e também o número de locais que vendem nossos PCs. Toda a empresa que busca a liderança no Brasil precisa ter uma posição forte no varejo”, disse Read. Já Tomaz Oliveira, presidente da Lenovo no Brasil, complementou que o varejo é responsável por 60% a 63% dos PCs vendidos no país e atestou que a companhia terá uma oferta agressiva de preços para ganhar espaço neste mercado. O CEO da companhia, Yuanqing Yang, frisou que o objetivo da empresa no Brasil, no momento, é ganhar participação de mercado e investir para crescer, sem se preocupar tanto com lucratividade.
Outra medida anunciada pela companhia é a de duplicar a produção no Brasil nos próximos 12 meses. Atualmente, a Lenovo terceiriza sua fabricação no país para Flextronics, Quanta e Compal, e detém capacidade produtiva de 450 mil a 500 mil máquinas por ano. A expectativa é fechar 2010 com uma capacidade produtiva de até 1 milhão de máquinas ao ano. A companhia, inclusive, ventila a possibilidade de abrir uma fábrica própria no Brasil no futuro, mas acredita que no atual momento é mais vantajoso atuar por meio de parceiros.
Já em relação à recompra da divisão de mobilidade da Lenovo, pela qual pagou US$ 200 milhões após vendê-la cerca de dois anos atrás por US$ 100 milhões, Yang justificou que quando comercializou a unidade ela apresentava problemas financeiros e agora vem registrando altas taxas de crescimento.
O executivo comentou que a estratégia da Lenovo para a divisão será entrelaçada com o avanço do mercado de internet móvel no mundo. Para isso, a companhia atuará no desenvolvimento de smartphones e dispositivos móveis com acesso à internet. Yang explicou que, inicialmente, a Lenovo só atuará na China com a unidade de mobilidade e apenas após se consolidar naquele mercado partirá para a expansão para outros países.
Site: TI Inside
Data: 10/12/2009
Hora: 14h36
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