Para Hogler Kisker, da Forrester, os fornecedores tradicionais tendem a oferecer condições mais agressivas de preço com o intuito de combater o cloud computing
CIO/EUA
Publicada em 14 de janeiro de 2010 às 12h30
A venda tradicional de licenças de software irá morrer. Este tema vem ganhando força graças ao discurso de consultorias e especialistas. O analisa sênior da Forrester Research, Holger Kisker, escreveu recentemente em seu blog um artigo que confirma essa tendência com algumas ressalvas.
No comentário, Kisker explica que tanto a recente crise quanto os orçamentos de TI reduzidos levam as empresas a não ter mais dinheiro em caixa para pagar pela manutenção das licenças de software. Além disso, as organizações ficaram mais reticentes em assumir riscos financeiros de longo prazo quando compram um sistema de ERP (gestão empresarial), CRM (gestão do relacionamento com clientes), BI (inteligência de negócios) ou supply chain (cadeia de suprimentos).
A grande alavanca para acabar com a venda de licenças tradicionais de software está na disseminação do cloud computing (computação em nuvem). Este modelo tem como benefício não exigir grandes investimentos iniciais, evitar riscos financeiros e acabar com os problemas de depreciação de ativos, justifica Kisker.
Do lado dos fornecedores tradicionais de software, como forma de responder à pressão as soluções baseadas na nuvem, as empresas criaram modelos alternativos de pagamento das licenças, a partir de acordos que preveem o pagamento diluído em longo prazo.
Não existe dúvidas que os baixos investimentos em cloud computing e SaaS (software como serviço) oferecem benefícios atraentes aos clientes. Mas, por outro lado, a recuperação da economia de todo o mundo tende a favorecer os fornecedores tradicionais, os quais devem investir em descontos maiores e melhorar as condições de manutenção e suporte. O que deve levar muitos usuários a se manterem nesse modelo e postergarem a migração de suas licenças para o software como serviço.
Site: Cio
Data: 14/01/2010
Hora: 12h30
Seção: Tecnologia
Autor: Thomas Wailgun
Link: http://cio.uol.com.br/tecnologia/2010/01/14/o-fim-da-licenca-de-software-nao-esta-tao-proximo/