Ensino a distância pela web é opção para profissional em TI se atualizar

22/01/2010

Instituições oferecem diversos cursos de graduação, especialização e pós; para candidato, autodisciplina é principal requisito.

Os cursos via internet têm entrado cada vez mais no radar de quem busca reciclagem ou especialização, mas, por já estar no mercado, não tem como se adequar às exigências de tempo de um curso presencial. Se for o seu caso, comemore: nunca houve tanta oferta de cursos à distância no País. E a tendência é de crescimento.

A expansão do setor é confirmada pelos dados da Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED). Um censo divulgado pela entidade em abril do ano passado com dados de 2008 revelou que o total de cursos naquele ano foi 90% superior ao de 2007.

“O censo de 2009 detectou mais de 2,6 milhões de alunos de cursos a distância via internet, 37% deles em cursos de pós-graduação”, conta a professora Marta Maia, professora da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo e membro do conselho científico da ABED.

De acordo com a pesquisa, em 2008 havia 1.752 cursos à distância, sendo que 27% deles eram de graduação. “Na maioria, são para formação pedagógica ou de tecnólogos.” E os cursos de Tecnologia da Informação (TI) são destaque: ficaram em terceiro, atrás apenas das áreas de Educação e de Administração.

Marta lembra que o ensino a distância tem sido bastante utilizado pelos governos para a preparação de professores que estão na ativa – caso da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, mantida pelo governo.

Rede em expansão
Quem estimula e acompanha essa expansão é a Secretaria de Ensino a Distância do Ministério da Educação (MEC). Os cursos desse tipo são regulamentados pelo decreto 5.622 de 19/12/2005, que define, entre outros aspectos, que os exames devem ser presenciais e que, para operar cursos à distância, a instituição deve ser credenciada pelo MEC.

Pelos dados do ministério, no fim de 2009 o ensino a distância contava com 111 instituições de educação superior, 52 particulares, 11 confessionais e 48 federais, estaduais e institutos federais. No total, são 5.619 pólos de apoio presencial credenciados.

O grande portal de cursos públicos superiores é a Universidade Aberta do Brasil. Ela reúne informações sobre os cursos a distância mantidos por instituições públicas. Além dos cursos, o site fornece as cidades nas quais existem pólos presenciais de apoio ao estudante.

Desde 2006, a portaria 873/06 do MEC autoriza as instituições federais de ensino superior a oferecer cursos superiores à distância, em caráter experimental. Em dezembro de 2007, o governo lançou o programa e-TEC - Escola Técnica Aberta do Brasil, para educação profissional e tecnológica à distância em nível médio.

O curioso é que  o ensino a distância tem causado impacto até nos cursos ditos presenciais. “É uma nova forma de aprendizado, que mantém o aluno mais motivado e atento do que quando está em sala”, acrescenta a professora Marta, da ABED.

Design Instrucional
Uma das instituições que apostam no ensino a distância é o Centro Universitário Senac São Paulo. A oferta de cursos, inicialmente de extensão universitária, começou em 2002. Em 2008 teve início sua primeira turma de pós-graduação (Mídias Digitais). Hoje são cinco os cursos de pós disponíveis, incluindo o de Design Instrucional, que ensina justamente a elaborar cursos via web.

A professora Zilma de Carvalho, que é coordenadora acadêmica de cursos superiores da instituição, confirma que o interesse pelo ensino a distância tem aumentado. “O número de matriculados é crescente e, para nossa surpresa, muitos são da própria cidade de São Paulo”, destaca.

Segundo Zilma, o que atrai no ensino a distância é o fato de que as aulas não têm um horário fixo – o próprio aluno pode organizar seu tempo. A interação se dá nos fóruns, nas sessões de bate-papo (quando programadas pelo professor) e nas aulas presenciais e nos pólos de apoio, que são exigências do Ministério da Educação.

“Os encontros presenciais ocorrem no começo do curso, com a aula inaugural; na hora de apresentar o projeto final; e no final do curso, quando o aluno apresenta sua monografia ou plano de negócios, de acordo com o programa”, explica a coordenadora.

Direitos iguais
Nas exigências e nos direitos, os cursos a distância não diferem dos presenciais. Segundo o MEC, as pós-graduações latu sensu são programas de especialização. Estão incluídos nessa categoria os cursos chamados de MBA (Master Business). Sua duração mínima é de 360 horas e, no fim do curso, o aluno recebe um certificado. Para matricular-se, o candidato deve ter sido diplomado em um curso superior.

Acompanhar um curso a distância não é difícil. “O acesso tem sido facilitado, tanto por causa do custo como pela comodidade, já que o aluno faz seu horário”, enumera a professora Marta Maia.

O sucesso, no entanto, vai depender muito do aluno, pondera Marta. “O candidato precisa questionar: tenho autodisciplina? Sou do tipo pró-ativo ou reativo? Como se dá o apoio presencial?” A professora também recomenda que o aluno consulte o site do Ministério da Educação, para conferir se o curso é reconhecido e se o diploma ou certificado será válido.

Zilma, do Senac-SP, tem dicas semelhantes. “Pesquise muito o curso; considere que será preciso bastante disciplina, tanto para participar das atividades online como para fazer pesquisas externas; e é preciso ser organizado para que o curso aconteça da melhor forma”, finaliza.

Para ajudar na escolha, o IDG Now! selecionou alguns cursos a distância relacionados a TI, design digital ou internet.

::Senac-SP
Aspectos Legais da Segurança da Informação (curta duração)
Início: 24/3; término: 7/5; valor: R$ 450
Design Instrucional (pós-graduação)
Início: março de 2010; término: junho de 2011; valor: 21 parcelas de R$ 515
Direito Digital: Gestão do Risco Eletrônico (curta duração)
Início: 24/2; término: 14/5; valor: R$ 660
Mídias Interativas (pós-graduação)
Início: março de 2010; término: junho de 2011; valor: 21 parcelas de R$ 625,40
Sala de aula interativa (curta duração)
Início: 3/2; término: 16/4; valor: R$ 465
Tecnologias na aprendizagem (pós-graduação)
Início: março de 2010; término: junho de 2011; valor: 21 parcelas de R$ 450

:: Unisa – Universidade de Santo Amaro
Sistemas de Informação (graduação - 4 anos)
Inscrição: até 21/1 (para portadores de boletim do ENEM); Início das aulas: 1/2/2010

::Senai-SC
Gestão de Segurança da Informação (pós-graduação)
Sem matrículas abertas; permite inscrição em lista de espera
::Universidade Cruzeiro do Sul
Educação em Ambientes Virtuais (pós-graduação)
Carga horária: 400 horas (15 meses); inscrição: até 8/2; valor: 15 x R$ 225

::Universidade Estácio de Sá
Gerenciamento de Projetos – Visão PMI – (especialização)
Carga horária: 379 horas; duração: 18 meses (média); início: 14/4 – Valor: 18 x R$ 199
::Universidade Aberta do Brasil (pública)
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Duração: 3 anos
Instituição: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Ingresso: por vestibular da instituição
Tecnologia em Sistema para Internet - Duração: 3 anos
Instituição: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Ingresso: por vestibular da instituição
Tecnologia em Sistemas de Computação - Duração: 3 anos
Instituição: Universidade Federal Fluminense
Ingresso: por vestibular do consórcio Cederj. Próximo concurso: junho/2010

Site: IDG Now!
Data: 21/01/2010
Hora: 16h36
Seção: Carreira
Autor: Robinson dos Santos
Link: http://idgnow.uol.com.br/carreira/2010/01/18/ensino-a-distancia-pela-web-e-opcao-para-profissional-em-ti-se-atualizar/