Cursos via web incluem áreas como Informática, TI e Software Livre. Governo pretende concluir 500 mil capacitações até julho deste ano.
Os mais de 5.564 telecentros distribuídos nas cidades brasileiras vão oferecer 73 cursos de capacitação de ofício, via internet, informou o Ministério das Comunicações nesta quarta-feira (27/1).
O pregão para escolher o fornecedor do sistema de ensino a distância será realizado em 8 de fevereiro, mas o Minicom não especificou a data de início dos cursos. A expectativa do governo é formar 500 mil pessoas até julho deste ano.
Os cursos estão divididos em oito áreas: Primeiro emprego, Empreendedorismo, Informática, Tecnologia da Informação, Inclusão Social e Digital, Radiofusão, Software Livre e Agricultura e Pecuária.
Para participar, o cidadão receberá um cartão vale-curso com um código impresso para poder se matricular no curso que escolher, por meio do portal do Ministério das Comunicações. Os interessados serão cadastrados pelo conselho gestor de cada telecentro, informa o ministério ao IDG Now!.
Além dos cursos, cada pessoa terá seus dados cadastrais inseridos em ferramentas de gestão de currículos. No portal, cada usuário que fez o curso poderá conferir as oportunidades de emprego no mercado.
O aluno terá acesso ao conteúdo de áudio, ilustrações, animações e exercícios interativos durante 24 horas por dia e sete dias por semana. "O portal permitirá fazer a avaliação de cada aluno ao final do curso. Cada aluno receberá, ao final do período de aprendizado, um certificado expedido pelo próprio Ministério das Comunicações e pela instituição de ensino", informa o órgão.
Site: IDG Now!
Data: 27/01/2010
Hora: 19h56
Seção: Internet
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/01/27/telecentros-vao-oferecer-73-cursos-online-de-capacitacao-profissional/