No disputado mundo de serviços, a mobilidade desponta como um potencial mercado para desenvolvedores nacionais de software. A Matera Systems comprou 35% das ações da FingerTips, desenvolvedora de aplicativos para iPhone e Android. Para o presidente da empresa, Carlos Augusto Leite Netto, países como Estados Unidos, Austrália, Japão e Alemanha estão 'bastante interessados' em comprar soluções 'made in brasil'.
"Não tenho a menor dúvida em afirmar que a mobilidade terá um impacto tão forte nos negócios corporativos como a internet, em 95, teve", diz Carlos Augusto Leite Netto, em entrevista ao Convergência Digital. Segundo ele, o lançamendo do iPad, o tablet da Apple, nesta quarta-feira, 27/01, nos Estados Unidos - a previsão do desembarque do equipamento no país é para final de abril - irá incrementar ainda mais os negócios e quebrar as possíveis barreiras ao uso dos dispositivos móveis.
"Hoje a resistência às aplicações móveis é bem menor do que ocorreu com a Internet. Isso só faz ampliar o mercado de trabalho para nós. Integrar os sistemas empresariais à mobilidade é um diferencial competitivo", destaca Leite Netto. "Vale lembrar que os bancos brasileiros, tradicionalmente conservadores, estão dedicando esforços consideráveis para massificar o uso dos serviços móveis. Isso significa que há, sim, um grande mercado à vista", acrescenta.
Do ponto de vista de negócios, o presidente da Matera Systems, desenvolvedora de soluções de TI, com 23 anos de presença no mercado local, diz que aplicações móveis abrem um leque de oportunidades para a exportação de software.
“É um negócio novo onde não há a acirrada competição com a Índia. Até porque os aplicativos móveis exigem criatividade e demandam menos recursos. Neste aspecto, somos bem melhores do que os indianos. Eles são bons na massa, no outsourcing tradicional. Mas nesse mercado que exige rapidez e criatividade, temos chances de crescer e já há resposta", sinaliza Leite Netto.
Apesar de não revelar números de mercado, o executivo diz que há um forte interesse de empresas nos Estados Unidos, no Japão, na Austrália, na Alemanha para o internet banking, desenvolvido para plataforma iPhone e Android. "Temos a convicção que a nossa missão é a de internacionalizar a FingerTips e isso já está acontecendo de forma bastante acelerada", reporta.
A compra de 35% de participação da FingerTips pela Matera é avaliada como consequência natural de uma parceria, já em plena adoção. "Já temos soluções desenvolvidas e, agora, só vamos aperfeiçoar e amadurecer o nosso portfólio" pondera Leite Netto.
A FingerTips, no mercado desde julho de 2008, foi a primeira empresa brasileira a apostar no desenvolvimento de todo o tipo de soluções para o iPhone, da Apple. Desde o final do ano passado, a empresa passou a desenvolver também sistemas para a plataforma Android, do Google, e fechou o ano com faturamento superior a R$ 1,5 milhão.
Indagado se há o interesse em comprar participações acionárias em outras empresas ligadas à mobilidade, o presidente da Matera Systems disse que, neste momento, não há planos. Segundo ele, o foco, agora, é desenvolver mais aplicativos para crescer a participação no mercado interno e expandir a presença externa da FingerTips, principalmente, na vertical financeira. O valor aportado na companhia não foi revelado pelas partes.
Site: Convergência Digital
Data: 28/01/2010
Hora: 13h20
Seção: Terceira Geração
Autor: Ana Paula Lobo
Link: http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=21601&sid=17