9 dicas para acertar na contratação de um profissional de TI

04/04/2018

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, escolher um bom colaborador não é uma tarefa nada fácil. Na área de Tecnologia da Informação (TI), por exemplo, a contratação de profissionais está se tornando uma tarefa ainda mais complicada. Isso porque, além da capacitação que as organizações necessitam, os profissionais contratados precisam ter a capacidade de adaptação, sendo este o maior desafio para os gestores da área. 

Uma contratação equivocada gera prejuízo tanto para empresa quanto para o contratado. Para minimizar os riscos dos dois lados, listamos algumas dicas para lhe ajudar a fazer as melhores escolhas ao analisar os candidatos. Acompanhe e confira!

1- Deixe claro as funções da vaga publicada  

O primeiro erro é divulgar uma descrição de vaga equivocada. No momento em que as empresas percebem que precisam de mais gente para a área de TI, muitas vezes, já estão sobrecarregadas. Essa urgência pode levar os gestores a simplificarem a descrição da vaga de forma a comunicá-la inadequadamente e prejudicar a compreensão tanto para quem está contratando (os recrutadores) quanto para quem está sendo contratado.    As áreas de RH costumam focar em habilidades e tempo de experiência e acabam deixando de lado requisitos relevantes específicos para atuar em TI. Por isso, um especialista em TI e as pessoas que lidam diretamente com as tarefas dessa área, são fundamentais para esclarecer as atribuições esperadas.  As definições de vaga pouco detalhadas e a comunicação inadequada da cultura da empresa e da rotina da área acarretam em retrabalho.

2 - Informe as habilidades necessárias

Outro ponto importante diz respeito às habilidades dos candidatos. Dificilmente alguém será totalmente completo. O ideal é identificar e deixar claras as características consideradas mais importantes ou fundamentais. 

3 - Não foque só nas habilidades técnicas

Um erro comum também é o foco nas habilidades técnicas. Equilibrar competências técnicas e comportamentais costuma dar mais resultado. Capacidade de aprender, resolver problemas, adaptar-se, inovar e colaborar com a equipe, por exemplo, podem ser mais úteis em determinadas situações que um vasto conhecimento técnico ou tempo de experiência.   Na hora da entrevista, é importante avaliar habilidades sociais, como a forma que o candidato lidaria com cenários comuns na empresa. As empresas devem levar em conta a capacidade de prestação de serviços aos clientes internos e externos, a solução de problemas e as habilidades de comunicação dos candidatos.

4 - Pense a longo prazo

Visão de curto prazo também pode comprometer a escolha do candidato mais adequado. Demandas imediatas não são suficientes para embasar o perfil profissional indicado. O ideal é pensar a longo prazo, já que os processos de recrutamento e seleção e desligamento geram custo para as empresas e desgaste para as pessoas envolvidas. Por exemplo, por que buscar especificamente desenvolvedores de Java em vez de olhar para profissionais de TI com um conjunto mais amplo de habilidades e conhecimento em Internet?     

5 - Evite processos seletivos longos demais

Nem tão rápido e nem tão demorado. O processo muito corrido pode levar a uma decisão precipitada e inadequada. Quando o trabalho está acumulado e os prazos são curtos, a tendência é buscar alguém rapidamente para “tapar buraco”. Especialistas da área indicam que a empresa deve avaliar pelo menos três candidatos para compreender e diferenciar melhor as opções de pontos fracos e pontos fortes.

6- Esteja atento aos talentos internos

Por que buscar lá fora o que está disponível dentro da empresa? Outra dica comum dos especialistas em RH é o olhar atento para os talentos internos. Um programa de plano de carreira para os profissionais que atuam na equipe ajuda a enxergar melhor as possibilidades e funciona como estímulo para o desempenho dos colaboradores. Mostrar as oportunidades de crescimento que existem dentro da empresa propicia descobertas e a retenção de talentos. Mapear o capital humano da empresa é como ter um inventário de bens materiais: favorece a visão, propícia para treinar a equipe a tempo de dar conta de projetos futuros. Esse mapeamento é considerado uma ferramenta indispensável também na retenção de talentos. Funciona como uma preparação dos gestores para encontrar formas de motivação continuada e evitar desligamentos por iniciativa das duas partes envolvidas. 

7 -  Tenha sempre atualizado as demandas de contratação

É fundamental afinar e manter atualizadas as demandas de contratação entre lideranças e gestores e os recrutadores para que a avaliação da qualificação dos candidatos seja realmente efetiva. O profissional de recursos humanos deve ter conhecimento detalhado e atualizado da empresa e de suas demandas de contratação.   

8 - Utilize as redes sociais como canais de divulgação de vagas

Para concluir, as redes sociais são importantes canais de divulgação para atrair candidatos na área de TI. A maioria desses profissionais participa de fóruns online e grupos de relacionamento na Internet, o que facilita a identificação de qualificação e referências. A rede de contatos é um meio eficiente e ágil para quem busca e quem procura uma vaga de emprego.  

9 - Tenha uma política de cargos e salários bem definida

A demanda por profissionais experientes na área de TI é enorme e a cada dia recrutar um profissional com as habilidades necessárias para atender ao mercado se torna mais difícil. Nessa hora ter uma política de cargos e salários bem definida e oferecer bons benefícios, aumenta muito as chances de atrair pessoas experientes.

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